Uma Articulação a partir de Experiências Exitosas

  • Verônica Ramos de Assis COEM / SEDUC-MT
  • Claudia Inês Dahmer COEM / SEDUC-MT
  • Giseli Duardo Maciano COEM / SEDUC-MT
  • Elen Luci Prates COEM / SEDUC-MT

Resumo


Esse relato tem o objetivo de apresentar a roda de conversa como um espaço formativo para discutir, promover, criar e recriar as práticas corporais a partir das diversidades culturais em Educação Física e Práticas Esportivas para profissionais de Educação Física e orientadores de área de Linguagem das escolas de Educação em Tempo Integral do Estado de Mato Grosso. Na primeira etapa do processo formativo foram convidados professores que trabalham na educação básica e superior para ministrar palestras acerca das temáticas: Ressignificação da prática pedagógica em Educação Física enquanto Linguagem; Relatos de experiências com os estudantes da graduação e do Pibid de Educação Física da UFMT, desenvolvidos durante a pandemia; Práticas pedagógicas em Educação Física com a integração das TICs; Metodologias ativas. Na segunda etapa foram organizadas lives que contaram com a apresentação de relatos das experiências exitosas desenvolvidas pelos professores de educação física, durante o período de pandemia. Os relatos de experiências se configuram como uma ação para efetivar compartilhamento de práticas entre os profissionais, visto que foram trabalhadas práticas didático pedagógicas diferenciadas e com uso de TIC, além do avanço dos profissionais acerca da compreensão de suas próprias práticas pedagógicas e dos pressupostos pedagógicos da cultura corporal de movimento, consequentemente proporcionando a melhoria da qualidade nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Integral, Rodas de Conversas, Cultura Corporal

Referências

BRASIL. Portaria nº 1.145, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ministério da Educação. Governo Federal. Brasília, DF, 2018.

NEIRA. M, G. Escrevivências da Educação Física, (Org), São Paulo: FEUSP, 227 p.

MATO GROSSO. SEDUC. Portaria nº. 035/2016/GS/SEDUC/MT, de 16 de janeiro de 2016.

MATO GROSSO. Projeto Pedagógico de Educação Em Tempo Integral: Escola Plena, CUIABÁ, MT: Secretaria de Estado de Educação - SEDUC, 2019.

NEIRA. M, G. Por uma inovação curricular da Educação Física que combata o projeto neoliberal. Anais da 69A Reunião Anual da SBPC - Belo Horizonte - MG - julho/2017. Disponível em: arq_5225_2749.pdf (https://sbpcnet.org.br). Acesso em: 06 out. 2021.

NUNES, M. L. F. e RUBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, pp.55-77, jul./dez., 2008.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ASSIS, Verônica Ramos de; DAHMER, Claudia Inês; MACIANO, Giseli Duardo; PRATES, Elen Luci. Uma Articulação a partir de Experiências Exitosas. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 787-794.