A Imlementação da Formação Continuada de Professores em Tecnologias Educacionais em Sorriso-MT

  • Thiago Sauer Land CEMFOR-MT
  • Ana Reni Gonçalves CEMFOR-MT
  • Willian José Bordin da Silva CEMFOR-MT

Resumo


A formação continuada é importante, necessária e frequente no âmbito profissional de todas as áreas de atuação, no âmbito educacional ganha ainda mais importância, motivado pela constante evolução humana e tecnológica. Nesta perspectiva ter as competências para utilização das tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para desenvolver a aprendizagem de forma significativa. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo relatar o processo de implementação da formação continuada de professores em tecnologias educacionais no município de Sorriso-MT. Como metodologia adotou-se a abordagem do relato de experiencia das ações de implementação da formação continuada em em tecnologias educacionais, inicialmente realizou-se o reconhecimento do cenário atual das unidades de ensino, no sentido estrutural e comportamental dos mesmos, por meio de um plano de trabalho dividido em três pontos: 1-Ambientação; 2-Reconhecimento e 3-Plano de Ação. Conclui-se que a implementação das formações continuadas em tecnologias educacionais foram positivas para os professores, pois apresentaram e capacitaram os docentes para um maior domínio tecnológico, subsidiando assim a importância deste na utilização em suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Relato de experiência, Formação continuada, Tecnologias educacionais

Referências

BEZERRA, Narjara Peixoto Xavier; VELOSO, Antonia Pereira; RIBEIRO, Emerson. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. 323917-323917, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.

FREIRE, Hayat Guimarães. Reflexos da pandemia na prática tecnológica educacional. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 65286-65303, 2021.

SORRISO- MT. Lei 2.985, criação do CEMFOR – Centro Municipal de Formação dos Profissionais de Educação de Sorriso. MT, 2019.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LAND, Thiago Sauer; GONÇALVES, Ana Reni; SILVA, Willian José Bordin da. A Imlementação da Formação Continuada de Professores em Tecnologias Educacionais em Sorriso-MT. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 814-818.