A Formação de Indígenas no Curso de Pedagogia EaD/UAB/UFMT/IE: Desafiando a Coordenação do Curso

  • Maria Aparecida Rezende UFMT

Resumo


Esse trabalho é fruto da minha experiência como coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a distância. Apresento um relato de experiência acerca dos desafios que o curso enfrenta para atender à formação de estudantes da etnia A'uwẽ uptabi (Xavante). Vivemos em um país de 305 povos indígenas e 274 línguas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), censo 2010. O Estado de Mato Grosso reconhece 43 povos. As informações obtidas se dão nas conversas com os estudantes via WhatsApp, acompanhamento por meio das disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como reuniões nas aldeias. Mesmo com todas as dificuldades apresentadas, o curso se esforça para compreender o modo de ser e viver deles. Os indicadores apontam que eles poderão integralizar o curso para obter o título de Pedagogos, desde que haja um acompanhamento diferenciado, uma extensão de tempo um pouco maior, buscaremos esses direitos na legislação indígena a partir da Constituição Brasileira.
Palavras-chave: Formação de professores, Desafios, AVA

Referências

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Cuiabá: EDUFMT, 2012.

SILVA, Adailton Alves da; PAULA, Eunice Dias de; PAULA, Luiz Gouvêa de; FERREIRA, Lucimar Luísa; FILHO, João Severino. História da Educação Escolar Apyãwa: Xanexema’eãwa Paragetã, Tangará da Serra: Ideias, 2019.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
REZENDE, Maria Aparecida. A Formação de Indígenas no Curso de Pedagogia EaD/UAB/UFMT/IE: Desafiando a Coordenação do Curso. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 851-855.