Experiências Vivenciadas por Professoras da Educação Infantil em Tempo de Pandemia
Resumo
O exposto abaixo serve como reflexão sobre o reconhecimento da importância da Educação Infantil nos dias atuais e como a pandemia da covid 19 trouxe importantes implicações para a vida de todos, alterando drasticamente as rotinas até então. Esse relato de experiência evidencia como de que forma repentina fomos obrigados a rever conceitos, hábitos e metodologias de trabalho com os bebês e as crianças bem pequenas das creches. O trabalho antes da pandemia era pautado no educar e cuidar de forma que as crianças pudessem maravilhar-se com o impossível, experimentando, investigando, descobrindo, fantasiando e criando sua cultura infantil. Elas interagiam umas com as outras e com os adultos, tocavam, brincavam e compartilhavam. Durante a pandemia tudo mudou, professoras faziam os planejamentos adaptando-os a nova realidade, haja vista que os pais/responsáveis deveriam fazer a mediação das propostas enviadas através de kits pedagógicos e uso das tecnologias como WhatsApp. Houve muitas lágrimas, tivemos ainda que sofrer junto com muitos colegas que tiveram seus contratos encerrados. Em certos momentos até desanimamos, contudo o sentimento de acreditar que a criança é um importante ator social, nos motivou na caminhada e podemos até afirmar que tudo valeu a pena.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Congresso Nacional.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel. Infância: fios e desafios da pesquisa. 6. ed. Campinas: Papirus, 1996.
KUHLMANN Jr., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.