Práticas pedagógicas na pandemia: reflexões sobre os estágios obrigatórios em um curso de Pedagogia EaD

  • Gleydnara de Carvalho Franca Grasel IFMT
  • Thiago Oliveira da Silva IFMT
  • Ivaní Souza Mello UAB / IFMT
  • Eloisa Rosana de Azeredo IFMT

Resumo


O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vivenciadas por dois discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), modalidade à distância, no desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado de caráter obrigatório, de forma não presencial devido ao momento de isolamento e distanciamento social causado pela pandemia COVID-19. Observouse que a relação ensino-aprendizagem e a construção da identidade docente foram modificadas devido à distância do ambiente escolar, não deixando de serem extremamente importantes. O desenvolvimento das atividades de estágio de modo não presencial exigiu dos discentes que o realizaram, certo grau de abstração para entender o funcionamento das unidades, o papel de cada ator naquele processo, o alcance da escola junto aos pais e principalmente aos alunos e como tudo isso se encaixava nos pressupostos do Projeto Político Pedagógico. Portanto, ter realizado as disciplinas de Estágio à distância não foi um impeditivo para a construção da identidade docente.

Palavras-chave: Prática docente, pandemia, aulas remotas, formação

Referências

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de set. 2008

IFMT. Projeto Pedagógico de Curso. Cuiabá, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 02 de out. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GRASEL, Gleydnara de Carvalho Franca; SILVA, Thiago Oliveira da; MELLO, Ivaní Souza; AZEREDO, Eloisa Rosana de. Práticas pedagógicas na pandemia: reflexões sobre os estágios obrigatórios em um curso de Pedagogia EaD. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 894-898.