Práticas pedagógicas na pandemia: reflexões sobre os estágios obrigatórios em um curso de Pedagogia EaD
Resumo
O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vivenciadas por dois discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), modalidade à distância, no desenvolvimento das atividades de estágio supervisionado de caráter obrigatório, de forma não presencial devido ao momento de isolamento e distanciamento social causado pela pandemia COVID-19. Observouse que a relação ensino-aprendizagem e a construção da identidade docente foram modificadas devido à distância do ambiente escolar, não deixando de serem extremamente importantes. O desenvolvimento das atividades de estágio de modo não presencial exigiu dos discentes que o realizaram, certo grau de abstração para entender o funcionamento das unidades, o papel de cada ator naquele processo, o alcance da escola junto aos pais e principalmente aos alunos e como tudo isso se encaixava nos pressupostos do Projeto Político Pedagógico. Portanto, ter realizado as disciplinas de Estágio à distância não foi um impeditivo para a construção da identidade docente.
Referências
IFMT. Projeto Pedagógico de Curso. Cuiabá, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em 02 de out. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.