Autonomia vs Dependência: uma Investigação sobre Acessibilidade na Universidade Federal de Mato Grosso
Resumo
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Referências
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BEZERRA, Giovani Ferreira. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: a problemática do profissional de apoio à inclusão escolar como um de seus efeitos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 4, p. 673-688, 2020.a
GUEDES, Lívia Couto. Luta por Dignidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Público Superior: uma Experiência de Construção de Acessibilidades pelo viés da Gestão Inclusiva no Nordeste Brasileiro. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 54, p. e054005-e054005, 2020.
LIMA, Tamara; NUNES, Eduardo Fernando; SOUZA, Fernanda Cristina. Avaliação das condições de acessibilidade e satisfação de estudantes com deficiência no ensino superior: um estudo de caso. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 6, n. 2, p. 93-108, 2019.
PEREIRA, Rosamaria Reo et al. Alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará: dificuldades e sugestões de melhoramento. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 3, p. 387-402, 2020.
PEREIRA, Rosamaria Reo et al. Percepção de universitários com deficiência que apresentaram níveis distintos de estresse. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 38, p. e383112, 2022.
SILVA, Aline Gomes da; JUNG, Hildegard Susana; SILVA, Louise de Quadros da. A inclusão no ensino superior a partir da perspectiva do sujeito. REVISTA INTERSABERES, v. 14, n. 33, p. 722-722, 2019.
SOUZA, Francieli Machado de; SANFELICE, Gustavo Roese; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. O processo de inclusão de alunos com deficiência: ações elaboradas pela universidade. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. e021019-e021019, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Edital nº 17/PRAE - PRÓ-REITOR(A)/2023. Cadastramento de estudantes de graduação presencial para participação no Programa de Monitoria Inclusiva, de fluxo contínuo, para os períodos letivos de 2023/2, 2024/1 e 2024/2 - Campi Araguaia, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. Cuiabá (MT). 2023. Disponível em: [link]
VIGOTSKI, L.S. Obras completas – Tomo Cinco: Fundamentos da Defectologia/ Tradução do Programa de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) – Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2022.
ZILIOTTO, Denise Macedo; BURCHERT, Amanda; CARVALHO, Henrique. Percurso universitário de alunas/os com deficiência em instituição de ensino privada. Eccos Revista Científica, n. 57, 2021.
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
BONFIM, Emilly Dayane de Souza; OLIVEIRA, Thamyris Gonçalves de; COTRIN, Jane Teresinha Domingues.
Autonomia vs Dependência: uma Investigação sobre Acessibilidade na Universidade Federal de Mato Grosso. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 57-61.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32488.