Um Olhar sobre a Pesquisa: a Abordagem Etnomatemática aos Conceitos e Estruturas da Matemática no Processo Artesanal da Viola de Cocho
Resumo
Este artigo não possui um resumo.Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jul. 2024.
BRASIL. Comitê de ética em pesquisa. Disponível em [link]. Acesso em: 10 maio 2024.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. Pro-Posições, v. 4, n. 1, mar. 1993.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
IPHAN/Ministério da Cultura. O Registro do Patrimônio Imaterial: dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho Patrimônio Imaterial. (org.) SANT´ANNA, Márcia G. de. 4ª ed. Brasília, 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 fev. 2024
MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem /Iran Abreu Mendes. – Ed. Ver. E aum. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MORAES, Francieli Bogorni Pena de; MENDES, Hemerson Milani; LEITE, Kécio Gonçalves. O ensino de matemática na abordagem etnomatemática e o letramento matemático. In: XVII SEMAT, Ji Paraná, 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 1. Ed. SP: Cortez, 2013.
BRASIL. Comitê de ética em pesquisa. Disponível em [link]. Acesso em: 10 maio 2024.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. Pro-Posições, v. 4, n. 1, mar. 1993.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
IPHAN/Ministério da Cultura. O Registro do Patrimônio Imaterial: dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho Patrimônio Imaterial. (org.) SANT´ANNA, Márcia G. de. 4ª ed. Brasília, 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 fev. 2024
MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem /Iran Abreu Mendes. – Ed. Ver. E aum. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MORAES, Francieli Bogorni Pena de; MENDES, Hemerson Milani; LEITE, Kécio Gonçalves. O ensino de matemática na abordagem etnomatemática e o letramento matemático. In: XVII SEMAT, Ji Paraná, 2017.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico]. 1. Ed. SP: Cortez, 2013.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
PAULA, Jacqueline Borges de; CALDEIRA, Juscimeire da Silva.
Um Olhar sobre a Pesquisa: a Abordagem Etnomatemática aos Conceitos e Estruturas da Matemática no Processo Artesanal da Viola de Cocho. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 88-92.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32495.