Concepções e Práticas Docentes em Educação Matemática Financeira na Educação Básica

  • Eliana Sanches Rallo UFMT
  • Jacqueline Borges de Paula UFMT

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BOYER, C. B. (1991). A History of Mathematics. New York: Wiley.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica. (Coleção Tendências em Educação Matemática). 2001

DUVOISIN, L. A. A. Educação financeira, imperialismo e financeirização. Revista Estudos do Sul Global, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 191-200, 2021.

EVES, H. (1990). An Introduction to the History of Mathematics. Philadelphia: Saunders College Publishing

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. 2. ed. ampliada. São Paulo: Boitempo, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Caderno de Itinerários Formativos 2022: ementas das unidades curriculares ofertadas em 2022. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, 2022.

PERUZZO, M. A., & BARBOSA, M. J. (2017). Educação Matemática Financeira: Concepções e Práticas Docentes. Papirus.

PERUZZO, M. A., & BARBOSA, M. J. (2014). Metodologia da Pesquisa em Educação Matemática. Papirus.

PINHEIRO, R. P. Educação financeira e previdenciária, a nova fronteira dos fundos de pensão. In: REIS, A. (org.). Fundos de pensão e mercado de capitais. São Paulo: Peixoto Neto, 2008. Disponível em: [link] Acesso em: 02 jul. 2024.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SAVOIA, J.R.F.; SAITO, A. T.; PETRONI, L. M. A educação financeira no Brasil sob a ótica da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). In: Seminário em Administração, 9. 2006. São Paulo. Anais... Disponível em: [link]. Acesso em: 10 agosto 2024.

SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. São Paulo: Papirus, 2010.

SKOVSMOSE, Ole. Education, Democracy and Mathematics. In: ATWEH, Bill. FORGASZ, Helen; NEGAOWE, Ben (Eds.). Sociocultural Research on Mathematics Education: An International Perspective. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
Publicado
11/11/2024
RALLO, Eliana Sanches; PAULA, Jacqueline Borges de. Concepções e Práticas Docentes em Educação Matemática Financeira na Educação Básica. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 98-102. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32497.