Uso da Gamificação na Educação Matemática na Baixada Cuiabana

  • Cássia Maria Nascimento de Lima UFMT
  • Debora Mateus Camargo de Cerqueira UFMT
  • Joyce Tamires de Souza Viana UFMT
  • Maria Vittória Sousa Rodrigues Palma UFMT

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

ARAÚJO, Flávia; FELISBERTO, Lucilene; GOMES, Mariluz; CONTI, Valdirene. O uso da metodologia ativa gamificação na aprendizagem. In: SANTOS, Deivid; COSTA, Herika (Org.). Educação, Tecnologia e Inclusão. Itapiranga: Editora Schreiben, 2022, p. 110-118.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CAVASSANI, Thiago; ANDRADE, Joana; MARQUES, Rosebelly. O Arco de Maguerez como oportunidade para a aprendizagem problematizadora e ativa no ensino de química. Química Nova Escola, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 142-151, maio 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOUVEIA, Luciene; NETO, Joaquim; ULIANA, Marcia; RIBEIRO, Emerson. O uso de jogos tecnológicos no ensino de Matemática: uma experiência no programa residência pedagógica. In: XXXI Seminário de Educação (SEMIEDU) 2023. A Educação e Seus Atuais Labirintos: qual educação? Com e para quem? Com qual escola?, Universidade Federal de Mato Grosso, v. 08, 2023. Anais do 31º Seminário de Educação. Cuiabá: UFMT, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 set. 2024.

JÚNIOR, João. Metodologias ativas e tecnologias digitais: propostas pedagógicas para o ensino da matemática. Boletim online de Educação Matemática, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 144-160, fev. 2022.
Publicado
11/11/2024
LIMA, Cássia Maria Nascimento de; CERQUEIRA, Debora Mateus Camargo de; VIANA, Joyce Tamires de Souza; PALMA, Maria Vittória Sousa Rodrigues. Uso da Gamificação na Educação Matemática na Baixada Cuiabana. In: PÔSTERES - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 103-107. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32498.