Permanência e Empoderamento Feminino na Área de Tecnologia

  • Karla de S. E Silva UFMT
  • Erica M. F. Pereira UFMT
  • Melissa Maria S. de Carvalho UFMT
  • Rakell Aparecida B. Guimarães UFMT
  • Claudia Aparecida Martins UFMT

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

AMARAL, M. A. et al.. Investigando questões de gênero em um curso da área de Computação. Revista Estudos Feministas, v. 25, n. 2, p. 857–874, maio 2017.

PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; SILVA, Karla de Souza e; NUNES, Eunice Pereira dos Santos; MACIEL, Cristiano. Perfis em mídia social para promover equidade de gênero na área STEM e STEAM. In: Congresso Latino-Americano de Mulheres na Computação, 14., 2022.

TEIXEIRA, Adriano; POSSER, Camila Vieira. Mulheres que aprendem informática: um estudo de gênero na área de TI. Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 1, 2016.

BACELAR, Ananda Silveira; CAMPOS, Alyce Cardoso; SANTOS, Lauriene Teixeira; NASCIMENTO, Thaísa Barcellos Pinheiro do; REZENDE, Daniel Carvalho de. Gênero e Construcionismo Social: Os Desafios das Mulheres na Tecnologia da Informação. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 11, n. 1, p. 1-23, jan./jun. 2021.

MARTINS, Amanda; et al. Fatores que atraem e afastam as meninas de cursos da área de TI. Anais do Women in Information Technology (WIT). SBC, 2019.

ANDRADE, Juliana Nazareth dos Santos; BAENA, Breno Augusto Pantoja; LOBATO, Flavio Henrique Souza. "Tecnologia é no feminino!": motivações de ingresso e evasão de mulheres em cursos de TI. Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), v. 1, 2021.

CORRÊA, Lara Mônica Moraes; NALINI, Lauro Eugênio Guimarães. Revisão sistemática de estudos realizados no Brasil utilizando índices de mensuração de empoderamento feminino. Rev. Fragmentos de Cultura: Rev. Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 33, p. 210-20, 2023.
Publicado
11/11/2024
SILVA, Karla de S. E; PEREIRA, Erica M. F.; CARVALHO, Melissa Maria S. de; GUIMARÃES, Rakell Aparecida B.; MARTINS, Claudia Aparecida. Permanência e Empoderamento Feminino na Área de Tecnologia. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 369-374. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32548.