Formação Pedagógica: o Material Dourado como Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem Matemática

  • Erotildes Pereira Leite Docente das redes estadual e municipal-Várzea Grande-MT / SMECEL-Várzea Grande-MT
  • Tânia Cristina Lemes Machado Docente das redes estadual e municipal-Várzea Grande-MT / SMECEL-Várzea Grande-MT
  • Najaira Santos Galiardi Docente da rede municipal-Várzea Grande-MT
  • Wania Aparecida Almeida de Oliveira Docente da rede municipal-Várzea Grande-MT

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

BESSA, K. P. Dificuldades de aprendizagem em matemática na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Universidade católica de Brasília, 2007. Disponível em: [link]. Acesso em 30/09/2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em 30 set. de 2024.

DALTOÉ, Karen. STRELOW, Sueli. Trabalhando com Material Dourado e Blocos Lógicos nas Séries Iniciais. 1998; Disponível em: [link]. Acesso em: 27 de mar. de 2019.

PIRES, M. N. M.; GOMES, M. T.; PIRES, M. C. M. Conhecimento matemático revelado por professoras dos anos iniciais: uma análise cognitiva. 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática -27 a 29 de junho de 2018. Anais. BELÉM - PARÁ - BRASIL.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1992.

TORRES, P. L.; ALCANTAR, P. R.; IRALA, E. A. F. Grupos de Consenso: Uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 13, p. 129-145, set./dez. 2004.
Publicado
11/11/2024
LEITE, Erotildes Pereira; MACHADO, Tânia Cristina Lemes; GALIARDI, Najaira Santos; OLIVEIRA, Wania Aparecida Almeida de. Formação Pedagógica: o Material Dourado como Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem Matemática. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 514-519. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32574.