O Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais: uma Experiência com a Prática de Linguagem Análise Linguística

  • Tânia Cristina Lemes Machado Docente das redes estadual e municipal-Várzea Grande-MT / SMECEL-Várzea Grande-MT
  • Luciene de Assunção Docente da rede municipal-Várzea Grande-MT
  • Erotildes Pereira Leite Docente das redes estadual e municipal-Várzea Grande-MT / SMECEL-Várzea Grande-MT

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

BAKHTIN. [VOLOSHINOV, V. N]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

______. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1952-3/ 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em 30 set. de 2024.

KLEIMAN, Ângela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In (Ed.). Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para o Mato Grosso. Cuiabá: Secretaria de Estado de Educação, Caderno dos Anos Iniciais, 2018.

NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1992.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1992.

______. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SOARES, M. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In: SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Publicado
11/11/2024
MACHADO, Tânia Cristina Lemes; ASSUNÇÃO, Luciene de; LEITE, Erotildes Pereira. O Ensino de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais: uma Experiência com a Prática de Linguagem Análise Linguística. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 601-606. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32589.