Um Olhar da Formação Continuada no Processo da Recomposição da Aprendizagem – APA

  • Luciana Ortega Zanata Rodrigues SEDUC-Matupá
  • Ana Paula Alves Souza SEDUC-Matupá
  • Karina Costa Paes de Sousa SEDUC-Matupá
  • Maicon Dionis Tombini SEDUC-Matupá

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

AUSUBEL, D. P. (2003). Psicologia da educação: uma visão cognitiva. Trad. de José Carlos de Almeida. São Paulo: Editora Ática.

BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação.

DOURADO, L. & Silva, M. (2021). Educação em tempos de pandemia: desafios e perspectivas para a recomposição das aprendizagens. Editora Contexto.

FREIRE, P. (2011). Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra.

GATTI, BA (2018). Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, 39(142), 25-45.

IMBERNÓN, F. (2016). Formação continuada de professores: Novas tendências. Editora Cortez.

LIBÂNEO, JC (2020). Didática e prática pedagógica: Fundamentos para a formação de professores. São Paulo: Autores Associados.

MCGONIGAL, J. (2012). A realidade é quebrada: porque os jogos nos tornam melhores e como podem mudar o mundo. Trad. de Fernanda Lacerda. Rio de Janeiro: Editora Rocco.

SANTOS, R. (2020). A recomposição de aprendizagens como ferramenta de inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação, 25(80), 60-75.

SILVA, M. (2021). A recomposição da aprendizagem como direito fundamental: desafios e perspectivas. Revista de Educação e Inclusão, 10(2), 45-58.

SOUZA, V. (2021). Equidade na educação e a recomposição de aprendizagens no Brasil pós-pandemia. Cadernos de Educação, 12(2), 25-40.
Publicado
11/11/2024
RODRIGUES, Luciana Ortega Zanata; SOUZA, Ana Paula Alves; SOUSA, Karina Costa Paes de; TOMBINI, Maicon Dionis. Um Olhar da Formação Continuada no Processo da Recomposição da Aprendizagem – APA. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 653-658. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu_estendido.2024.32598.