Abordagem empírica para avaliação de uma aplicação de exercício linguístico utilizando interface de voz

  • Douglas Fabris Aguiar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Marcos Arrais e Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Resumo


Aplicações de exercício linguístico têm se tornado amplamente conhecidas e presentes no dia a dia das pessoas devido a sua facilidade de acesso. Essa presença e relevância traz olhares críticos quanto ao alinhamento pedagógico das atividades propostas pelas aplicações e abre espaço para a investigação e hipótese do uso de interfaces de voz nesse cenário. Tendo isso em mente, o presente trabalho objetiva a criação de uma proposta de aplicação de exercício linguístico e uma avaliação heurística baseada no método Task-based language learning para identificar se existem benefícios no uso do tipo de interface para prática de idioma estrangeiro.

Palavras-chave: avaliação de interfaces, interfaces de voz, prototipação de interfaces de voz, prática de idiomas, prática de idiomas estrangeiros, interfaces de voz na educação, avaliação heurística, avaliação heurística em interfaces de voz

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Publicado
17/10/2022
AGUIAR, Douglas Fabris; ARRAIS E SILVA, Marcos. Abordagem empírica para avaliação de uma aplicação de exercício linguístico utilizando interface de voz. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 13. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-8. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2022.226457.