Um Estudo Sobre as Dificuldades Enfrentadas por Pessoas com Deficiência Visual em Aplicativos de Redes Sociais
Resumo
Com o avanço das redes sociais, há uma crescente necessidade de tornar essas plataformas acessíveis para pessoas com deficiência visual. Apesar dos esforços recentes, as ferramentas de acessibilidade atuais não estão totalmente alinhadas com as plataformas, limitando a experiência satisfatória desses usuários. Este estudo investiga os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual ao usar redes sociais, por meio de uma pesquisa online com formulário e avaliações na loja de aplicativos da Google (Play Store). Nosso objetivo é identificar as principais barreiras e propor melhorias que promovam a inclusão e a autonomia dessas pessoas nas principais plataformas de mídia social. Os resultados indicam que Instagram e TikTok apresentam maiores desafios para pessoas com deficiência visual, sugerindo que ambas as plataformas precisam melhorar diversos aspectos de suas interfaces.
Palavras-chave:
Acessibilidade Digital, Pessoa com Deficiência Visual, Redes Sociais
Referências
Da Costa Nunes, E. and Monteiro, I. (2023). Exploring the accessibility legal landscape: Accessibility requirements in mobile applications according to abnt nbr 17060.
DataReportal (2024). Global social media statistics. [link]. [Online: acesso em 03-outubro-2024].
Freire, A. P., Russo, C. M., and Fortes, R. P. M. (2008). A survey on the accessibility awareness of people involved in web development projects in brazil. In Proceedings of the 2008 International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibility (W4A), W4A ’08, page 87–96, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Gkatzola, K. and Papadopoulos, K. (2023). Social media actually used by people with visual impairment: A scoping review. British Journal of Visual Impairment.
Gomes, J. (2024). Open science: Estudo pcd visual. [link]. [Online: criado em 16-julho-2024].
Liu, X., Carrington, P., Chen, X. A., and Pavel, A. (2021). What makes videos accessible to blind and visually impaired people? In Proceedings of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’21, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Olano, F. (2024). Google play api. [link]. [Online: acesso em 16-julho-2024].
Ortiz-Ospina, E. (2019). The rise of social media. [link]. [Online: acesso em 27-maio-2024].
Sacramento, C., Nardi, L., Ferreira, S. B. L., and Marques, J. a. M. d. S. (2020). pracegover: investigating the description of visual content in brazilian online social media. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’20, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Silva, W. P. d., Mól, G. d. S., and Santana, R. d. O. (2020). O uso da ferramenta formulários do google para pesquisas com pessoas com deficiência visual. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(17):221–235.
W3C (2023). Web content accessibility guidelines (wcag) 2.1. [link]. [Online: acesso em 02-março-2024].
Wu, S. and Adamic, L. A. (2014). Visually impaired users on an online social network. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’14, page 3133–3142, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
DataReportal (2024). Global social media statistics. [link]. [Online: acesso em 03-outubro-2024].
Freire, A. P., Russo, C. M., and Fortes, R. P. M. (2008). A survey on the accessibility awareness of people involved in web development projects in brazil. In Proceedings of the 2008 International Cross-Disciplinary Conference on Web Accessibility (W4A), W4A ’08, page 87–96, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Gkatzola, K. and Papadopoulos, K. (2023). Social media actually used by people with visual impairment: A scoping review. British Journal of Visual Impairment.
Gomes, J. (2024). Open science: Estudo pcd visual. [link]. [Online: criado em 16-julho-2024].
Liu, X., Carrington, P., Chen, X. A., and Pavel, A. (2021). What makes videos accessible to blind and visually impaired people? In Proceedings of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’21, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Olano, F. (2024). Google play api. [link]. [Online: acesso em 16-julho-2024].
Ortiz-Ospina, E. (2019). The rise of social media. [link]. [Online: acesso em 27-maio-2024].
Sacramento, C., Nardi, L., Ferreira, S. B. L., and Marques, J. a. M. d. S. (2020). pracegover: investigating the description of visual content in brazilian online social media. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’20, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Silva, W. P. d., Mól, G. d. S., and Santana, R. d. O. (2020). O uso da ferramenta formulários do google para pesquisas com pessoas com deficiência visual. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(17):221–235.
W3C (2023). Web content accessibility guidelines (wcag) 2.1. [link]. [Online: acesso em 02-março-2024].
Wu, S. and Adamic, L. A. (2014). Visually impaired users on an online social network. In Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI ’14, page 3133–3142, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Publicado
07/10/2024
Como Citar
GOMES, Jonas A. V. C.; MELO, Giselle L. N.; MENEZES, Nicoly S.; MOTA, Marcelle P..
Um Estudo Sobre as Dificuldades Enfrentadas por Pessoas com Deficiência Visual em Aplicativos de Redes Sociais. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 15. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1-9.
ISSN 2596-0296.
DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2024.243983.