GovMobile: Uma Proposta para Disponibilizar Dados Abertos Georreferenciados para Governo Eletrônico

  • Evandro Rocha UFRJ
  • Miriam Chaves MPOG
  • Rodrigo Santos UFRJ
  • Sérgio Rodrigues UFRJ
  • Jano Souza UFRJ

Resumo


O avanço nas tecnologias de mídia social tem possibilitado experiências em e-gov, trazendo melhoria aos processos internos do governo bem como à criação de novas políticas de interação entre governo e sociedade. No Brasil, uma das políticas que vem ganhando força é a Política Brasileira de Dados Abertos que tem por objetivo ampliar o acesso e a utilização dos dados públicos pelos cidadãos. Diante de um cenário de crescente popularização dos dispositivos móveis e modernização das redes sem fio, a utilização destes dispositivos se torna um importante canal de acesso aos dados abertos governamentais a fim de aumentar rapidez e facilidade no acesso a estas informações, além de estender o potencial da Web social. Neste contexto, este artigo discute uma proposta preliminar para disponibilizar dados abertos georreferenciados, denominada GovMobile. Além disso, um sistema composto por uma aplicação Web (onde as organizações governamentais publicarão dados abertos georreferenciados) e por uma aplicação móvel (onde estes dados estarão disponíveis) é apresentado. A contribuição ainda inicial desta pesquisa é mostrar como o acesso à informação por parte da sociedade vem sendo planejado pelo governo e motivar a publicação de dados abertos pelas organizações governamentais visando integrar o cidadão no processo de mudança política e social.
Palavras-chave: Governo eletrônico, Dados abertos, Dispositivos móveis, Sistemas de informação geográficos, Mídia social
Publicado
03/10/2013
Como Citar

Selecione um Formato
ROCHA, Evandro ; CHAVES, Miriam ; SANTOS, Rodrigo ; RODRIGUES, Sérgio ; SOUZA, Jano . GovMobile: Uma Proposta para Disponibilizar Dados Abertos Georreferenciados para Governo Eletrônico. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 5. , 2013, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 14-20. ISSN 2596-0296.