Legenda Automática do YouTube: essa inteligência artificial atende aos usuários?

  • Victor Félix Arinos UFMT
  • Karina Furlan UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT
  • Milene Selbach Silveira PUCRS

Resumo


A popularização das mídias sociais nos últimos anos aumentou o número e a variação dos conteúdos encontrados na internet, facilitando a disseminação. Dentre estas mídias, o YouTube se destaca pela diversidade de temas e linguagens no seu conteúdo. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar a usabilidade e user experience da ferramenta de Criação de Conteúdo do YouTube para legendas automáticas através da aplicação de um Percurso Cognitivo, AttrakDiff e Estudo de Campo, avaliando as experiências dos usuários e propondo correções para os problemas. Além disso, os resultados e métodos são comparados, avaliando a eficácia dos mesmos e a relação da satisfação dos usuários com as dificuldades.

Palavras-chave: usabilidade, experiência do usuário, inteligência artificial

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Publicado
21/10/2019
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FÉLIX ARINOS , Victor; FURLAN , Karina; MACIEL , Cristiano; SELBACH SILVEIRA , Milene. Legenda Automática do YouTube: essa inteligência artificial atende aos usuários?. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 10. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 31-40. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2019.7674.