Ferramentas Computacionais como Soluções Viáveis para Alfabetização e Comunicação Alternativa de Crianças Autistas: Um Mapeamento Sistemático sobre as Tecnologias Assistivas Existentes

  • Elmo Francisco da Silva Junior UFSCar
  • Kamila Rios da Hora Rodrigues UFSCar

Resumo


Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido aos déficits de neurodesenvolvimento característicos da síndrome, podem apresentar dificuldades no aprendizado, na comunicação e interação social. Com os avanços das TICs essas barreiras podem ser amenizadas, especialmente com o emprego de ferramentas computacionais desenvolvidas com o objetivo de permitir que o aluno consiga maior independência e possa apresentar melhores resultados no âmbito escolar. Este trabalho descreve um Mapeamento Sistemático realizado na literatura para entender quais tecnologias assistivas têm sido utilizadas e quais os avanços obtidos com a mediação dos recursos tecnológicos no ensino de alunos com TEA. Os resultados apontam que sistemas computacionais têm sido usados de forma satisfatória no ensino de crianças autistas, mas poucas são as tecnologias assistivas desenvolvidas com o amparo em diretrizes de acessibilidade, usabilidade e respaldadas por métodos de intervenção efetivos e que atuem como mediadores nos processos de ensino- aprendizagem e comunicação alternativa de crianças autistas em ambiente escolar.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista, Alfabetização e Comunicação Alternativa, Ferramentas Computacionais

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Publicado
21/10/2019
FRANCISCO DA SILVA JUNIOR, Elmo; RIOS DA HORA RODRIGUES , Kamila. Ferramentas Computacionais como Soluções Viáveis para Alfabetização e Comunicação Alternativa de Crianças Autistas: Um Mapeamento Sistemático sobre as Tecnologias Assistivas Existentes. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 10. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 71-80. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2019.7678.