Pessoas Idosas na Educação a Distância: análise dos Cenários Socioafetivos utilizando Learning Analytics em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

  • Jacqueline Mayumi Akazaki UFRGS
  • Leticia Rocha Machado UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Rafael Leonardo Vivian UFRGS / IFC

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar os Cenários Socioafetivos, utilizando Learning Analytics (LA), recorrentes de pessoas idosas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os Cenários Socioafetivos são o cruzamento dos indicadores sociais e os estados de ânimo. A LA é definida como a medição, coleta e análise dos dados. A metodologia dessa pesquisa foi de abordagem quantitativa e qualitativa, sendo realizada em dois estudos de casos. O público-alvo foram 105 pessoas idosas que participaram de cursos de extensão na modalidade Educação a Distância. Os dados foram coletados das funcionalidades Mapa Social e Mapa Afetivo. Como resultados, foram criados 51 Cenários Socioafetivos usando LA.

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Publicado
06/11/2023
AKAZAKI, Jacqueline Mayumi; MACHADO, Leticia Rocha; BEHAR, Patricia Alejandra; VIVIAN, Rafael Leonardo. Pessoas Idosas na Educação a Distância: análise dos Cenários Socioafetivos utilizando Learning Analytics em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 12-20. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2023.236091.