Aplicação de Learning Analytics para Identificação de Tomada de Decisão sobre a Distorção Idade-Série no Brasil
Resumo
A Taxa de Distorção Idade-Série (TDI) é um indicador que mede a quantidade de alunos que estejam em um ano curricular diferente de sua idade esperada. Este artigo propõe utilizar Learning Analytics e dados de diferentes fontes para extrair informações relevantes para a tomada de decisão no contexto do TDI. Utilizando fundamentalmente dados do censo da educação básica, foram realizadas predições e análise de importância de características para realizar uma análise detalhada do que mais influência esse indicador e assim prover a discussão sobre o que pode ser mantido ou melhorado em escolas para reduzir o TDI.
Referências
Barros, A. N., Alencar, A., Nascimento, A., de Albuquerque, A. F., and Mello, R. F. (2022). Elaboração do conjunto de dados agregados do censo da educação básica. In Anais do IV Dataset Showcase Workshop, pages 35–45. SBC.
Barros, A. N., de Albuquerque, A. F., Alencar, A., Mello, R. F., Alves, G., and Bittencourt, I. M. (2023). Arquitetura de dados educacionais como plataforma para governo inteligente-utilizando dados abertos para apoio à gestão educacional baseada em evidências. In Anais do XI Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, pages 130–140. SBC.
Bernardi, M. C. and Luchese, T. Â. (2020). A taxa de alfabetização de antônio prado, rio grande do sul (1895-1920). Revista Educação em Questão, 58(56).
Budach, L., Feuerpfeil, M., Ihde, N., Nathansen, A., Noack, N., Patzlaff, H., Naumann, F., and Harmouch, H. (2022). The effects of data quality on machine learning performance. arXiv preprint arXiv:2207.14529.
da Silva Vieira, A., Bertolini, D., and Schwerz, A. L. (2022). Análise do desempenho no enade dos concluintes de computaçao usando técnica de agrupamento. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 834–845. SBC.
de Albuquerque, A. F., Barros, A. N., Alencar, A., Nascimento, A., Bittencourt, I. M., and Mello, R. F. (2022). Dataset de estimativas populacionais desagregada por município e idade 2014-2020. In Anais do IV Dataset Showcase Workshop, pages 25–34. SBC.
de Andrade, M. C. B., Silva, L. F., Fecury, A. A., de Oliveira, E., Dendasck, C. V., de Araújo, M. H. M., da Souza, K. O., da Silva, I. R., de Medeiros Moreira, E. C., Pascoal, R. M., et al. (2020). Indicadores de complexidade de gestão em escolas públicas e privadas de duas cidades do estado do amapá entre 2014 e 2018. Research, Society and Development, 9(9):e856998112–e856998112.
de Souza, G. H. S., Jardim, W. S., Marques, Y. B., Junior, G. L., dos Santos, A. P. S., and de Paula Liberato, L. (2021). Educação remota emergencial (ere): um estudo empírico sobre capacidades educacionais e expectativas docentes durante a pandemia da covid-19. Research, Society and Development, 10(1):e37510111904–e37510111904.
do Nascimento, R. L. S., da Cruz Junior, G. G., and de Araújo Fagundes, R. A. (2018). Mineração de dados educacionais: Um estudo sobre indicadores da educação em bases de dados do inep. RENOTE, 16(1).
Ferreira, V. B. and Teixeira, E. C. (2018). O impacto da distorção idade-série sobre a criminalidade nos municípios de minas gerais. Revista Brasileira de Segurança Pública, 12(2):269–291.
Fonseca, S. O. d. and Namen, A. A. (2016). Mineração em bases de dados do inep: uma análise exploratória para nortear melhorias no sistema educacional brasileiro. Educação em Revista, 32:133–157.
Huang, Q., Mao, J., and Liu, Y. (2012). An improved grid search algorithm of svr parameters optimization. In 2012 IEEE 14th International Conference on Communication Technology, pages 1022–1026. IEEE.
Justino, M. R. (2022). A relação do esforço docente e da infraestrutura escolar nas taxas de rendimento escolar: uma análise para a cidade do natal no ano de 2019. B.S. thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Lacruz, A. J., Américo, B. L., and Carniel, F. (2019). Indicadores de qualidade na educação: análise discriminante dos desempenhos na prova brasil. Revista brasileira de educação, 24:e240002.
Luo, G. (2016). A review of automatic selection methods for machine learning algorithms and hyper-parameter values. Network Modeling Analysis in Health Informatics and Bioinformatics, 5:1–16.
Mahbooba, B., Timilsina, M., Sahal, R., and Serrano, M. (2021). Explainable artificial intelligence (xai) to enhance trust management in intrusion detection systems using decision tree model. Complexity, 2021:1–11.
NOGUEIRA, M. D. O. E. and Silva, L. C. (2022). Escolarização em áreas rurais: a distorção idade-série na ótica dos gestores. Estudos em Avaliação Educacional, 33.
Palomino, P., Falcao, T. P., Medeiros, R., Uehara, M., Bittencourt, I., and Mello, R. F. (2022). Plataformas de dados educacionais: Análise com foco no plano nacional de educaçao. In Anais do I Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil, pages 60–68. SBC.
Rodrigues, E. C. et al. (2016). Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do ideb. Estudos em Avaliação Educacional, 27(66):662–688.
Santos, M. C. S., Delatorre, L. R., Ceccato, M. d. G. B., and Bonolo, P. d. F. (2019). Programa bolsa família e indicadores educacionais em crianças, adolescentes e escolas no brasil: revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, 24:2233–2247.
Schwartzman, S. and Brock, C. (2005). Os desafios da educação no brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1320.
Soares, S. and Sátyro, N. (2008). O impacto de infra-estrutura escolar na taxa de distorção idade-série das escolas brasileiras de ensino fundamental: 1998 a 2005. Technical report, Texto para Discussão.
Spanol, M., Oliveira, E., Alves, G., Bittencourt, I. M., Falcao, T. P., and Mello, R. F. (2022). Uso de agrupamento para avaliação de desempenho educacional e apoio à gestão em áreas de investimento. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 944–955. SBC.
Stoean, C., Preuss, M., and Stoean, R. (2013). Ea-based parameter tuning of multimodal optimization performance by means of different surrogate models. In Proceedings of the 15th annual conference companion on Genetic and evolutionary computation, pages 1063–1070.
Viana, F. S., Santana, A. M., and Rabêlo, R. d. A. L. (2022). Avaliaçao de classificadores para prediçao de evasao no ensino superior utilizando janela semestral. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 908–919. SBC.
Vitelli, R. F., Fritsch, R., and da Silva, R. D. (2019). A desigualdade brasileira revelada pelo resultado de indicadores educacionais.