Aplicação de Learning Analytics para Identificação de Tomada de Decisão sobre a Distorção Idade-Série no Brasil

  • Abílio Nogueira Barros UFRPE
  • Elyda Laisa Soares Xavier UPE
  • Gabriel Alves UFRPE
  • Rafael Ferreira Mello UFRPE

Resumo


A Taxa de Distorção Idade-Série (TDI) é um indicador que mede a quantidade de alunos que estejam em um ano curricular diferente de sua idade esperada. Este artigo propõe utilizar Learning Analytics e dados de diferentes fontes para extrair informações relevantes para a tomada de decisão no contexto do TDI. Utilizando fundamentalmente dados do censo da educação básica, foram realizadas predições e análise de importância de características para realizar uma análise detalhada do que mais influência esse indicador e assim prover a discussão sobre o que pode ser mantido ou melhorado em escolas para reduzir o TDI.

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Publicado
06/11/2023
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BARROS, Abílio Nogueira; XAVIER, Elyda Laisa Soares; ALVES, Gabriel; MELLO, Rafael Ferreira. Aplicação de Learning Analytics para Identificação de Tomada de Decisão sobre a Distorção Idade-Série no Brasil. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 21-31. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2023.236102.