Sistemas de frequência escolar: avanços, desafios e atuais perspectivas

  • Daniella Martins Vasconcellos UDESC
  • Isabela Gasparini UDESC
  • Elaine H. T. Oliveira UFAM
  • Thales Vieira NEES
  • Rafael Ferreira Mello CESAR School

Resumo


O Bolsa Família é um programa social brasileiro que combate a pobreza e a desigualdade social no país. Uma das exigências do programa é a manutenção dos filhos na escola, o que ajuda a combater a evasão escolar. Contudo, garantir a eficácia do programa é um desafio, pois é necessário implementar sistemas de frequência escolar eficientes e enfrentar problemas como falta de recursos e infraestrutura nas escolas. Portanto, este artigo tem como objetivo principal apresentar atuais aplicações de sistemas de frequência escolar e ser uma base para aprimorar as políticas públicas e aumentar a efetividade do programa na luta contra a pobreza e a desigualdade social no Brasil.

Referências

Alassery, F. (2019). A smart classroom of wireless sensor networks for students time attendance system. In 2019 IEEE Integrated STEM Education Conference (ISEC), pages 324–331.

Amo, D., Prinsloo, P., Alier, M., Fonseca, D., Kompen, R. T., Canaleta, X., and Herrero-Martín, J. (2021). Local technology to enhance data privacy and security in educational technology. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, 7(2):262.

Bhat, A., Rustagi, S., Purwaha, S. R., and Singhal, S. (2020). Deep-learning based group-photo attendance system using one shot learning. In 2020 International Conference on Electronics and Sustainable Communication Systems (ICESC), pages 546–551.

BRASIL (1955). Decreto nº 37.106, de 31 de março de 1955. Diário Oficial da União. [link].

BRASIL (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União. [link].

BRASIL (2001). Lei n° 010172, de 9 de janeiro de 2001. Diário Oficial da União. [link].

BRASIL (2004). Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004. Diário Oficial da União. [link].

BRASIL (2019). Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Diário Oficial da União. [link].

BRASIL (2020). Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Diário Oficial da União. [link].

BRASIL (2021). Lei nº 14.284, de 29 de dezembro de 2021. Diário Oficial da União. [link].

Chinimilli, B. T., T., A., Kotturi, A., Kaipu, V. R., and Mandapati, J. V. (2020). Face recognition based attendance system using haar cascade and local binary pattern histogram algorithm. In 2020 4th International Conference on Trends in Electronics and Informatics (ICOEI)(48184), pages 701–704.

Echazarra, A. and Radinger, T. (2019). Learning in rural schools: Insights from pisa, talis and the literature. OECD Education Working Papers.

Ferreira, L., Okano, M. T., Aguiar, F., dos Santos, H. D. C. L., and Ursini, E. L. (2022a). A panorama of the implementation of the general law for the protection of personal data (LGPD) in brazil: an exploratory survey. In 2022 IEEE 12th Annual Computing and Communication Workshop and Conference (CCWC). IEEE.

Ferreira, P., Santos, C., Beda, J., Belarmino, G., Rodriguez, C., and Motti, V. (2022b). Coleta de informações de movimento e atividades de crianças na escola com wearables: Relato de experiência. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1102–1113, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ferreira, P. N., Rodriguez, C. L., and Motti, V. G. (2020). Wearables para coleta de dados de estudantes em ambiente escolar: Mapeamento sistemático. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). Sociedade Brasileira de Computação.

Fonseca, M., Ferreira, E. B., and da Silva Scaff, E. A. (2020). Planejamento e gestão educacional no brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local. Educar em Revista, 36.

Garcia, A. V. and Hillesheim, J. (2017). Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos planos nacionais de educação e nos planos plurianuais federais. Educar em Revista, 33(spe.2):131–147.

Júnior, U. L. and Vicente, M. (2017). Frequência x evasão: Proposta de protótipo para detecção de alunos em sala de aula. In Anais do IV Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Ministério da Educação (2019). Frequência escolar de alunos bate mais um recorde da série histórica. [link].

Santos, M. C. S., Delatorre, L. R., Ceccato, M. d. G. B., and Bonolo, P. d. F. (2019). Programa bolsa família e indicadores educacionais em crianças, adolescentes e escolas no brasil: revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, 24(Ciênc. saúde coletiva, 2019 24(6)):2233–2247.

Sawhney, S., Kacker, K., Jain, S., Singh, S. N., and Garg, R. (2019). Real-time smart attendance system using face recognition techniques. In 2019 9th International Conference on Cloud Computing, Data Science & Engineering (Confluence), pages 522–525.

Wang, M. and Deng, W. (2021). Deep face recognition: A survey. Neurocomputing, 429:215–244.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
VASCONCELLOS, Daniella Martins; GASPARINI, Isabela; OLIVEIRA, Elaine H. T.; VIEIRA, Thales; MELLO, Rafael Ferreira. Sistemas de frequência escolar: avanços, desafios e atuais perspectivas. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 61-70. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2023.236153.