Suporte a Tomada de Decisão para o Plano Nacional da Educação: Uma abordagem de Learning Analytics analisando os dados do ENEM
Resumo
O Plano Nacional da Educação (PNE) estabelece um conjunto de metas educacionais que devem ser alcançadas dentro de sua vigência. A meta 3 deste plano está relacionada ao atendimento escolar da população de 15 a 17 anos. Por outro lado, o ENEM gera anualmente uma grande quantidade de dados socioeconômicos através de um questionário respondido pelos participantes no momento da inscrição. Estes dados fornecem informações valiosas para a tomada de decisão em escolas que atendem o ensino médio. Diante disto, o objetivo deste estudo foi avaliar a possibilidade de utilização dos dados do ENEM como fonte de auxílio na tomada de decisão referente à Meta 3 do PNE. Para isso, foi investigada a existência de uma relação entre o desempenho obtido no ENEM e o desempenho atual do município no alcance da Meta 3. Os resultados também apontam que os dados socioeconômicos do ENEM podem agregar informações que auxiliem os gestores na elaboração de estratégias para alcançar as metas do PNE.
Referências
Barros, A. N., de Albuquerque, A. F., Alencar, A., Mello, R. F., Alves, G., and Bittencourt, I. M. (2023). Arquitetura de dados educacionais como plataforma para governo inteligente-utilizando dados abertos para apoio à gestão educacional baseada em evidências. In Anais do XI Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico, pages 130–140. SBC.
Brasil (2014). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. aprova o plano nacional de educação pne e dá outras providências. Diário Oficial da União.
Conte, V. d. S. (2019). Mineração de dados educacionais para avaliar os fatores que influenciam no desempenho de candidatos do enem.
de Albuquerque, A. F., Barros, A. N., Alencar, A., Nascimento, A., Bittencourt, I. M., and Mello, R. F. (2022). Dataset de estimativas populacionais desagregada por município e idade 2014-2020. In Anais do IV Dataset Showcase Workshop, pages 25–34. SBC.
de Moraes, C. P., Peres, R. T., and Pedreira, C. E. (2021). Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do enem. Interfaces da educação, 12(35):635–658.
Jaloto, A. and Primi, R. (2021). Fatores socioeconômicos associados ao desempenho no enem. Em Aberto, 34(112).
Lima, P. d. S. N., Ambrósio, A. P. L., Ferreira, D. J., and Brancher, J. D. (2019). Análise de dados do enade e enem: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24:89–107.
Palomino, P., Falcao, T. P., Medeiros, R., Uehara, M., Bittencourt, I., and Mello, R. F. (2022). Plataformas de dados educacionais: Análise com foco no plano nacional de educaçao. In Anais do I Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil, pages 60–68. SBC.
Penteado, B. E., Isotani, S., Bittencourt, I. I., Mello, R. F., and Bittencourt, I. M. (2022). An architecture for monitoring public educational policies based on big open linked data. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1173–1183. SBC.
Spanol, M., Oliveira, E., Alves, G., Bittencourt, I. M., Falcao, T. P., and Mello, R. F. (2022). Uso de agrupamento para avaliação de desempenho educacional e apoio à gestão em áreas de investimento. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 944–955. SBC.
Stearns, B., Rangel, F., Firmino, F., Rangel, F., and Oliveira, J. (2017). Prevendo desempenho dos candidatos do enem através de dados socioeconômicos. In Anais do XXXVI Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica da SBC. SBC.