Detecção de desistência de estudantes em disciplinas ofertadas com apoio do ambiente Moodle: uma discussão sobre resultados alcançados

  • Bernardo Dalfovo de Souza UFSC
  • Benjamin Grando Moreira UFSC
  • Carolina Bittencourt Wang UFSC

Resumo


A evasão escolar é um problema que acarreta consequências sociais, econômicas e pessoais significativas para os alunos. No contexto do ensino superior, a desistência de disciplinas durante a graduação pode ser uma das causas que levam à evasão. Neste trabalho, apresentamos o desenvolvimento de indicadores com base na presença dos alunos e na realização de atividades avaliativas, extraídos do ambiente de aprendizagem Moodle. Como resultado principal deste estudo, são apresentados indicadores capazes de identificar a desistência dos alunos com uma sensibilidade de 87%, utilizando 25% do tempo total da disciplina. Além disso, são discutidos trabalhos semelhantes, as métricas utilizadas para avaliar os resultados e os resultados alcançados.

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Publicado
06/11/2023
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SOUZA, Bernardo Dalfovo de; MOREIRA, Benjamin Grando; WANG, Carolina Bittencourt. Detecção de desistência de estudantes em disciplinas ofertadas com apoio do ambiente Moodle: uma discussão sobre resultados alcançados. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 99-107. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2023.236174.