Detecção de desistência de estudantes em disciplinas ofertadas com apoio do ambiente Moodle: uma discussão sobre resultados alcançados

  • Bernardo Dalfovo de Souza UFSC
  • Benjamin Grando Moreira UFSC
  • Carolina Bittencourt Wang UFSC

Resumo

A evasão escolar é um problema que acarreta consequências sociais, econômicas e pessoais significativas para os alunos. No contexto do ensino superior, a desistência de disciplinas durante a graduação pode ser uma das causas que levam à evasão. Neste trabalho, apresentamos o desenvolvimento de indicadores com base na presença dos alunos e na realização de atividades avaliativas, extraídos do ambiente de aprendizagem Moodle. Como resultado principal deste estudo, são apresentados indicadores capazes de identificar a desistência dos alunos com uma sensibilidade de 87%, utilizando 25% do tempo total da disciplina. Além disso, são discutidos trabalhos semelhantes, as métricas utilizadas para avaliar os resultados e os resultados alcançados.

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Publicado
2023-11-06
Como Citar
SOUZA, Bernardo Dalfovo de; MOREIRA, Benjamin Grando; WANG, Carolina Bittencourt. Detecção de desistência de estudantes em disciplinas ofertadas com apoio do ambiente Moodle: uma discussão sobre resultados alcançados. Anais do Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil (WAPLA), [S.l.], p. 99-107, nov. 2023. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/26133>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/wapla.2023.236174.