Um estudo de caso para a implementação de Game Learning Analytics (GLA) no desenvolvimento de jogos educacionais

  • Fabrizio Honda UEA / UFAM
  • Jeniffer Macena UEA / UFAM
  • José Carlos Duarte UEA / UFAM
  • Fernanda Pires UEA
  • Marcela Pessoa UEA
  • Elaine H. T. Oliveira UFAM

Resumo


O uso de jogos para a educação tem se intensificado, no entanto, avaliar a aprendizagem ainda é um desafio. Os avanços na área de Game Learning Analytics (GLA), que consiste em capturar e analisar registros de dados (logs) oriundos de jogos, de forma furtiva. Tais dados, aliados com resultados de testes com os jogadores, podem auxiliar a verificar se um jogo atingiu seus objetivos de aprendizagem. O trabalho apresenta um estudo de caso realizado por egressos de Licenciatura em Computação, com a descrição do processo de implementação de GLA em dois jogos educacionais e discussões sobre as perspectivas dos envolvidos, sendo estudantes, professores e desenvolvedores, destacando necessidades e benefícios de cada um. Enfatiza-se também a importância dos desenvolvedores e como a implementação de GLA pode enriquecer suas habilidades técnicas e pedagógicas.

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Publicado
06/11/2023
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HONDA, Fabrizio; MACENA, Jeniffer; DUARTE, José Carlos; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela; OLIVEIRA, Elaine H. T.. Um estudo de caso para a implementação de Game Learning Analytics (GLA) no desenvolvimento de jogos educacionais. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 138-146. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2023.236221.