Um estudo de caso para a implementação de Game Learning Analytics (GLA) no desenvolvimento de jogos educacionais
Resumo
O uso de jogos para a educação tem se intensificado, no entanto, avaliar a aprendizagem ainda é um desafio. Os avanços na área de Game Learning Analytics (GLA), que consiste em capturar e analisar registros de dados (logs) oriundos de jogos, de forma furtiva. Tais dados, aliados com resultados de testes com os jogadores, podem auxiliar a verificar se um jogo atingiu seus objetivos de aprendizagem. O trabalho apresenta um estudo de caso realizado por egressos de Licenciatura em Computação, com a descrição do processo de implementação de GLA em dois jogos educacionais e discussões sobre as perspectivas dos envolvidos, sendo estudantes, professores e desenvolvedores, destacando necessidades e benefícios de cada um. Enfatiza-se também a importância dos desenvolvedores e como a implementação de GLA pode enriquecer suas habilidades técnicas e pedagógicas.
Referências
Daoudi, I. (2022). Learning analytics for enhancing the usability of serious games in formal education: A systematic literature review and research agenda. Education and Information Technologies, 27(8):11237–11266.
Farias, L. L. d. (2019). Utilização de game learning analytics para verificação do aprendizado em jogo sério voltado ao ensino de zoologia. B.S. thesis, Brasil.
Freire, M., Serrano-Laguna, Á., Manero, B., Martínez-Ortiz, I., Moreno-Ger, P., and Fernández-Manjón, B. (2016). Game learning analytics: Learning analytics for serious games. In Learning, design, and technology, pages 1–29. Springer Nature Switzerland AG.
Honda, F., Pires, F., Pessoa, M., and Maia, J. (2022). Cadê minha pizza? um jogo para exercitar matemática e pensamento computacional através de grafos. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 876–885. SBC.
Honda, F., Pires, F., Pessoa, M., and Oliveira, E. H. (2023). Automigos: learning design para ludificação de autômatos finitos determinísticos. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação, pages 545–556. SBC.
Macena, J., Pires, F., Pessoa, M., and Melo, R. (2022). Hello food: um jogo para praticar conceitos de algoritmos para iniciantes na computação. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 1066–1075. SBC.
Melo, D., Melo, R., Bernardo, J. R. S., Pessoa, M., Rodríguez, L. C., and Pires, F. (2020a). Uma estratégia de game learning analytics para avaliar level design em um jogo educacional. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 622–631. SBC.
Melo, D., Pires, F., Melo, R., and Pessoa, M. (2022). Glboard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. XXI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames 2022).
Melo, R., Pires, F., Lima, P., Pessoa, M., and de Oliveira, D. B. F. (2020b). Metodologias para a criação de jogos educacionais: um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 572–581. SBC.
Petri, G., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03):52–81.
Pires, F. G. d. S. et al. (2021). Thinkted lab, um caso de aprendizagem criativa em computação no nível superior.
Plass, J. L., Homer, B. D., and Kinzer, C. K. (2015). Foundations of game-based learning. Educational psychologist, 50(4):258–283.
Rodrigues, R. L., De Medeiros, F. P., and Gomes, A. S. (2013). Modelo de regressão linear aplicado à previsão de desempenho de estudantes em ambiente de aprendizagem. In Brazilian symposium on computers in education (simpósio brasileiro de informática na educação-sbie), volume 24, page 607.
Serrano-Laguna, Á., Martínez-Ortiz, I., Haag, J., Regan, D., Johnson, A., and Fernández-Manjón, B. (2017). Applying standards to systematize learning analytics in serious games. Computer Standards & Interfaces, 50:116–123.
Spinelli, C. R. d. N. (2020). A utilização de game learning analytics em um serious game voltado ao turismo. B.S. thesis, Brasil.