Usando a Decomposição para Resolver Problemas: uma abordagem para o ensino de Computação na Educação Fundamental

Resumo


Este trabalho busca por meio de aulas teórico-expositivas e aulas práticas desenvolver a habilidade da decomposição de problemas complexos em problemas menores. A atividade objetiva explorar o pensamento computacional em alunos do Ensino Fundamental, sempre que possível conversando com outras áreas do conhecimento, para que o conhecimento seja construído de forma universal. A metodologia proposta é desplugada, ou seja, sem o uso de computadores.

Palavras-chave: Decomposição, Ensino fundamental, Computação desplugada

Referências

Bell, T. et al. Computer Science Unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, v. 13, n. 1, p. 20-29, 2009.

BNCC - Base nacional Comum Curricular. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 ago. 2023.

BNCC Computação - Anexo ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 ago. 2023.

ExpPC. Explorando o Pensamento Computacional desde o Ensino Fundamental - Universidade Federal de Pelotas. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 ago. 2023.

Valente, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 3, 2016.

Wing, Jeannette. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, p. 33-35, mar. 2006. DOI: 10.1145/1118178.1118215. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215
Publicado
09/10/2023
AVILA, Heitor Silva; PERNAS, Ana Marilza; CAVALHEIRO, Simone A. C.; FOSS, Luciana. Usando a Decomposição para Resolver Problemas: uma abordagem para o ensino de Computação na Educação Fundamental. In: WORKSHOP-ESCOLA DE INFORMÁTICA TEÓRICA (WEIT), 7. , 2023, Rio Grande/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 144-148. DOI: https://doi.org/10.5753/weit.2023.26609.