A Cultura Digital e os Algoritmos “presentes” na sala de aula da Educação Básica em Itinerários Formativos

  • Marcelo Barbosa Magalhães Escola Estadual Professor Milton Pacheco
  • Aline Silva De Bona IFRS

Resumo


O trabalho contempla uma reflexão ancorada em uma prática docente quanto ao Itinerário Formativo Cultura Digital aos estudantes do ensino fundamental de escola pública, com 40 estudantes, quanto à competência 5 da Bncc. A prática inicia com problema concreto - dobradura - e encerra com um algoritmo, segundo a metodologia do pensamento computacional e de resolução de problemas. A metodologia da pesquisa é investigativa do tipo pesquisa-ação, e apresenta resultados importantes quanto ao envolvimento dos estudantes com a atividade, a apropriação da cultura digital em sala de aula, e as resoluções algorítmicas (sequências) dos estudantes “em processo” são lógicas e criativas.

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Publicado
07/11/2023
MAGALHÃES, Marcelo Barbosa; BONA, Aline Silva De. A Cultura Digital e os Algoritmos “presentes” na sala de aula da Educação Básica em Itinerários Formativos. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-11. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236023.