Em direção de Práticas de Elicitação de Requisitos com um jogo em um ambiente de Realidade Virtual usando o próprio dispositivo móvel

  • Adilson Vahldick UDESC
  • Luis Felipe Kuster UDESC
  • Ana Fábia Coelho dos Santos UDESC
  • Gustavo Vargas de Andrade UDESC
  • João Marcus Cardoso UDESC
  • Marília Guterres Ferreira UDESC
  • Pablo Schoeffel UDESC

Resumo


A engenharia de requisitos é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento de software de qualidade. No entanto, apesar dos alunos compreenderem os conceitos teóricos por trás dessa área da engenharia de requisitos, falta-lhes as vivências reais de entrevistas e exploração de ambientes de negócios de possíveis clientes. Inspirado nessa oportunidade, foi desenvolvido um jogo com realidade virtual para dispositivos móveis com Android. O objetivo do jogo é permitir que os alunos pratiquem a elicitação de requisitos de forma lúdica, interativa e imersiva. O jogo foi testado por 21 alunos organizados em duas turmas (Requisitos de Software-3ª Fase e Fundamentos de Engenharia de Software-1ª Fase) de um curso de Bacharelado em Engenharia de Software, e por consequência em duas sessões de aproximadamente 20 minutos de jogo. Todos os alunos da 3ª Fase terminaram o jogo, em média, com 75% dos requisitos identificados. Para avaliar a imersão foi usado um Questionário de Presença resultando em conforto para investigar o ambiente virtual, e os sentimentos de presença foram idênticos em ambas as turmas.

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Publicado
07/11/2023
VAHLDICK, Adilson; KUSTER, Luis Felipe; SANTOS, Ana Fábia Coelho dos; ANDRADE, Gustavo Vargas de; CARDOSO, João Marcus; FERREIRA, Marília Guterres; SCHOEFFEL, Pablo. Em direção de Práticas de Elicitação de Requisitos com um jogo em um ambiente de Realidade Virtual usando o próprio dispositivo móvel. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 12-21. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236036.