Tecnologia em Evolução: Ampliando Horizontes na Realidade Aumentada para Professores através daWeb e Detecção de Imagens
Resumo
Em trabalho anterior foi apresentado um ambiente em desenvolvimento de autoria de Realidade Aumentada (RA) para ser usado por professores. A proposta era democratizar essa tecnologia nas escolas, no momento que libertava os professores da necessidade de conhecimentos técnicos de programação. É comum pensar em aplicativos para celulares quando se descrevem funcionalidades de RA. Porém, esse ambiente fornece a RA através da web, permitindo que os professores montem sua própria aplicação de RA. A tecnologia usada no trabalho anterior era da Google e baseada em detecção de planos. Ao mesmo tempo que limitou os celulares compatíveis, também limitava a sua aplicação. Já naquela publicação se comentava sobre fazer melhorias usando marcadores para, por exemplo, desenvolver livros aumentados. No presente artigo é apresentada a nova versão do ambiente utilizando detecção de imagens, facilitando a aplicação da RA, pois não exige aos professores preparar anteriormente material físico. Ao final são apresentadas ideias para aplicações da RA na educação usando o ambiente. Assim, o presente trabalho visa, através de relatos teóricos, demonstrar as possibilidades de transformação e inovação na educação, inserindo a RA no cotidiano das escolas.
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