O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim
Resumo
As tecnologias digitais aliadas a propostas educacionais estão sendo inseridas em contextos de inovação em modelos híbridos de ensino. Este trabalho tem como objetivo expor um recorte de um conjunto de atividades de função afim ancoradas em modelos híbridos de ensino que foi desenvolvida em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Litoral Norte do RS, explorar a postura dos alunos frente a propostas mais ativas de ensino e avaliar a perspectiva do trabalho docente quanto a utilização de novos modelos de ensino. A análise dos resultados evidenciou uma interação positiva da turma com a proposta de sala de aula invertida e rotação por estações e apresentou possibilidades de novas condutas para o trabalho docente.
Referências
Bacich, L.; Tanzi Neto, A.; Trevisani, F. M. (2015), Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.
Bergmann, J.; Sams, A. (2016), Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. (Tradução Afonso Celso da Cunha Serra). Rio de Janeiro: LTC.
Christensen, C. M.; Horn, M. B.; Staker, H. (2013), Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Disponível em: [link].
Dias, C. A. (2000), Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 10, n. 2. Disponível em: [link].
Moran, J. M. (2014), A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus. 5th edition.
Moran, J. (2019), Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil.
Sunaga, A.; Carvalho, C. S. de. (2015), As tecnologias digitais no ensino híbrido. In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Bacich, Lilian; Tanzi Neto, Adolfo; Trevisani, Fernando de Mello (Orgs.). Porto Alegre: Penso, cap. 7, p. -211.
Tori, R. (2010), Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac.
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Tori, R. (2010), Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac.
Publicado
07/11/2023
Como Citar
SOUZA, Kelli Lessa de; SILVA, Giulia Gonçalves da; BONA, Aline Silva de.
O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 42-51.
DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236118.