Transformando o Processo de Avaliação da Qualidade no Ensino Superior: Uma Proposta Ontológica para a UFRGS
Resumo
Este artigo aborda a construção de uma ontologia para auxiliar na integração da análise de dados qualitativos e quantitativos oriundos dos instrumentos de avaliação do ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudo apresenta a metodologia utilizada para a construção da ontologia e descreve de que forma ela pode favorecer a interpretação dos resultados da avaliação da qualidade na UFRGS. Os resultados preliminares evidenciam que a ontologia pode ser utilizada para consulta, análise e tomada de decisão, representando um avanço significativo na busca da instituição pela excelência acadêmica.
Referências
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Publicado
07/11/2023
Como Citar
DANIEL, Eulanda Maria Pedro; OLIVEIRA, José P. M. de; WIVES, Leandro Krug; LORANDI, Alexandra.
Transformando o Processo de Avaliação da Qualidade no Ensino Superior: Uma Proposta Ontológica para a UFRGS. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 62-72.
DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236130.