Criando jogos digitais para pauxiliar o aprendizado de crianças autistas em idade pré-escolar

  • Marcelo S. Siedler UFPEL
  • Rafael C. Cardoso IFSUL
  • Tatiana A. Tavares UFPEL
  • Tiago T. Primo UFPEL

Resumo


Este trabalho destaca o desenvolvimento e avaliação de dois aplicativos digitais desenvolvidos para apoiar a aprendizagem de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Utilizando aspectos norteadores previamente estabelecidos, esses aplicativos buscam trabalhar metas relevantes da educação infantil, tais como estabelecimento de relações de comparação entre objetos e a classificação de objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. Este artigo descreve o processo de avaliação da experiência de uso dos aplicativos junto a 14 profissionais de educação, através de abordagem qualitativa apoiada metodologicamente pela Teoria Fundamentada nos Dados, destacando os resultados obtidos.

Referências

Barbosa, M. C. S., Cruz, S. H. V., Fochi, P. S., and de Oliveira, Z. d. M. R. (2016). O que é básico na base nacional comum curricular para a educação infantil? Debates em Educação, 8(16):11.

Branco, K. d. S. C., da Silva Pinheiro, V. M., Damian, A. L., and dos Santos Marques, A. B. (2021). Como o uso de aplicativos móveis educacionais impacta o cotidiano de crianças autistas? uma avaliação por meio de diários de usuário. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:1107–1136.

Caria, S., Paternò, F., Santoro, C., and Semucci, V. (2017). Supporting young high-functioning asd individuals in learning the concept of money. In International Conference on Smart Objects and Technologies for Social Good, pages 374–384. Springer.

Carvalho, A. P., Braz, C. S., and Prates, R. O. (2022). How are games for autistic children being evaluated? In Proceedings of the 21st Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–13.

Carvalho, L. T. and da Cunha, M. X. C. (2019). Abc autismo animais: Um aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismo. XVIII SBGames, pages 875–882.

Charmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Bookman Editora.

Dyrbjerg, P., Vedel, M., and Pedersen, L. (2007). Everyday education: Visual support for children with autism. Jessica Kingsley Publishers.

Franklin, A., Sowden, P., Burley, R., Notman, L., and Alder, E. (2008). Color perception in children with autism. Journal of autism and developmental disorders, 38:1837–1847.

Gomes, D., Pinto, N., Melo, A., Maia, I., Paiva, A., Barreto, R., Viana, D., and Rivero, L. (2021). Developing a set of design patterns specific for the design of user interfaces for autistic users. In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–7.

Gomes, M. (2018). Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, 18(14):28–38.

Machado, B., Ribeiro, B., Santos, G., Souza, C., and Barbosa, F. C. (2017). Matemática financeira e robótica educacional: Robôparque de aprendizagem divertida. In Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, pages 265–274. SBC.

Machado, S. C. (2016). Análise sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (tdics) no processo educacional da geração internet. RENOTE, 14(2).

Martinelli, S., Zaina, L., and Sakata, T. (2018). O pensamento computacional em atividades de ensino mediadas pelo professor do ensino fundamental i: Um estudo de caso. In Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola, pages 509–518. SBC.

Nery, F., Áquila Santos, Chicaroni, B., Braga, J., Brandão, A., and Gois, J. (2022). Customization guidelines for mobile applications from a universal design perspective. In Anais do XXI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Patiño, D. H. C., Muñoz, L., Villarreal, V., and Pardo, C. (2022). A systematic review of the use of mobile applications and augmented reality for the education of children with autism spectrum disorder (asd). In 2022 V Congreso Internacional en Inteligencia Ambiental, Ingeniería de Software y Salud Electrónica y Móvil (AmITIC), pages 1–7. IEEE.

Rogers, S. (2014). Intervenção Precoce em Crianças com Autismo. Líder. [primeira edição].

Siedler, M., Cardoso, R., and Tavares, T. (2021). Fonoconnect auxiliar o tratamento de crianças com distúrbios articulatórios através de jogo digital. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 955–958, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Silva, C. O., Oliveira, S. A., da Silva, W. C., Mendes, R. C., Miranda, L. S. C., Melo, K. C., da Silva, R. A., de Oliveira, T. M. P., Oliveira, C. d. J. P., and de Jesus Santos, M. E. (2020). Benefícios no uso de intervenção precoce em crianças com transtorno do espectro autista (tea): uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 9(7):e256972474–e256972474.

Van Dijk, J. and Hummels, C. (2017). Designing for embodied being-in-the-world: Two cases, seven principles and one framework. In Proceedings of the eleventh international conference on tangible, embedded, and embodied interaction, pages 47–56.

Vanzeler, J., Freitas, G., Ferreira, J., Santos, I., Farias, F., and Portela, C. (2022). Interaction paths between users on the autistic spectrum and technologies: scope review of the brazilian symposium ihc. In Anais do XXI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Wilson, C., Brereton, M., Ploderer, B., and Sitbon, L. (2018). Myword: Enhancing engagement, interaction and self-expression with minimally-verbal children on the autism spectrum through a personal audio-visual dictionary. In Proceedings of the 17th ACM Conference on Interaction Design and Children, pages 106–118.

Zakari, H. M., Poyade, M., and Simmons, D. (2017). Sinbad and the magic cure: A serious game for children with asd and auditory hypersensitivity. In International Conference on Games and Learning Alliance, pages 54–63. Springer.
Publicado
07/11/2023
SIEDLER, Marcelo S.; CARDOSO, Rafael C.; TAVARES, Tatiana A.; PRIMO, Tiago T.. Criando jogos digitais para pauxiliar o aprendizado de crianças autistas em idade pré-escolar. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 83-92. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236135.