Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo Sério para Crianças com TDAH

  • João P. C. de Sousa UNICAMP
  • Daiana M. de Oliveira UNICAMP
  • Marcos A. F. Borges UNICAMP

Resumo


O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de jogo sério com temática de fazenda direcionado a crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. O desenvolvimento foi fundamentado nos princípios da User centered Design Sprint, do modelo Experience, Dynamics and Artifacts Framework e no Design Thinking. O objetivo é entregar um protótipo que possa oferecer mecanismos lúdicos no apoio a indivíduos com desafios específicos de aprendizado e organização.

Referências

Leme, L. (2017) "O que é TDAH." ABDA Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em: 25 de julho de 2023.

Moratori, P. B. (2003) "Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino-aprendizagem?" Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Natucci, G. C., & Borges, M. A. F. (2021) "The Experience, Dynamics and Artifacts Framework: Towards a Holistic Model for Designing Serious and Entertainment Games." IEEE Conference on Games (CoG).

Oliveira, C. B. E. D., & Alves, P. B. (2005) "Ensino Fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar." Philosophy.

Oliveira, H. C. D., Hounsell, M. D. S., & Gasparini, I. (2016) "Uma Metodologia Participativa para o Desenvolvimento de Jogos Sérios." SBC – Proceedings of SBGames, 455-463.

Puhl, C. S., et al. (2020) "Contribuições teóricas da teoria de aprendizagem significativa e do ensino por meio da resolução de problemas para qualificar o processo de ensino." Debates em Educação, Alagoas, 125-140.

Ramos, D. K., & Rocha, A. (2019) "Os jogos digitais e o exercício das habilidades cognitivas na resolução de problemas." Educação e Cultura Contemporânea.

Rangel, J. Á. (2018) "Jogo sério para ensino e prática de detecção de outliers." Dissertação de mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Seno, M. P. (2010) "Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): O Que os Educadores Sabem?" Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, 27(84).

UCD Sprint (2023). Disponível em: https://ucdsprint.com. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

Vikas, N. T., Vinay, T. C., Hegaddathy, H. A., & Shaikh, R. N. (2022) "Design thinking: a review paper." International Journal of Advanced Research in Science, Communication and Technology.
Publicado
07/11/2023
SOUSA, João P. C. de; OLIVEIRA, Daiana M. de; BORGES, Marcos A. F.. Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo Sério para Crianças com TDAH. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 93-102. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236152.