Sobre a elaboração da disciplina Pensamento Computacional e seu oferecimento em ciclo básico universitário no triênio 2020-2021-2022

  • Luis Henrique Ferreira Cardoso de Mello UNIVESP
  • Cecilia Sosa Arias Peixoto UNIVESP
  • Marcos Augusto Francisco Borges UNIVESP

Resumo


O presente artigo descreve a elaboração da disciplina de Pensamento Computacional (PC) em uma Instituição de Ensino Superior pública. A disciplina é oferecida em um formato de ensino a distância (EaD) e é destinada a todos os cursos da Instituição no primeiro semestre. Examina-se dois planos de ensino distintos e os desafios na aceitação dos conteúdos, especialmente para alunos de cursos não relacionados à computação, constatando-se as barreiras pedagógicas que o oferecimento do Pensamento Computacional como disciplina base ainda apresenta. Por hora, conclui-se que o melhor plano de ação é remover Pensamento Computacional do núcleo comum e implementar planos de ensino distintos para cada eixo (área de conhecimento) da Instituição.

Referências

Azevedo, G. e Maltempi, M. (2020). “Processo de Aprendizagem de Matemática à luz das Metodologias Ativas e do Pensamento Computacional”, Em: Ciência & Educação, UNESP, p. 1-18.

Bacich, L.; Moran, J. [org.] (2017). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: uma Abordagem Teórico-Prática. Penso, 1ª ed.

Banco Mundial (2019). World Development Report – The Changing Nature of Work. https://www.worldbank.org/en/publication/wdr2019, acesso em agosto/23.

Brasil (2017). “BNCC – Base Nacional Comum Curricular”. http://basenacionalcomum.mec.gov.br, acesso em agosto/23.

Booch, G.; Rumbaugh, J e Jacobson, I. (1999). The Unified Modelling Language User Guide. Addison Wesley Longman Inc, 1ª ed.

Cani, J. (2015). “Letramento Digital: competências e habilidades para navegação em rede”. Em: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, v. 1 n. 6, UFMG.

CIEB (2018). Currículo de Referência em Tecnologia e Computação CIEB. https://curriculo.cieb.net.br/, acesso em agosto/23.

Cormen, T.H. et al. (2002), Algoritmos, Teoria e Prática, Elsevier, 2ª ed.

Freitas, A. e Borges, L. M. (2015). “As pontes de Königsberg”. Em: Revista Eletrônica Paulista de Matemática. p. 44-48.

Gilster, P. (1997), Digital Literacy. John Wiley & Sons Inc, 1ª ed.

IEA (2023). Seminário: Tríade das Inteligências Individuais, Sociais e Artificiais. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, 1º de Agosto de 2023.

MIT App Inventor (2012). https://login.appinventor.mit.edu/, acesso em agosto/23.

MIT Scratch (2007). https://scratch.mit.edu/, acesso em agosto/23.

Moreno Pinto E. e Martins, M. (2011). Tutorial Scratch – Conceitos básicos. Projeto XO‐UNICAMP.

OpenAI (2023). ChatGPT [Modelo amplo de linguagem]. https://chat.openai.com, acesso em agosto/23.

Papert, S. (1993), The Children’s Machine: rethinking school in the age of the computer. BasicBooks, 1ª ed.

Pinto, J. e Santos, L. (2006) Modelos de avaliação das aprendizagens. Universidade Aberta de Lisboa, 1ªed.Pólya, G. (1945), How to Solve It – A New Aspect of Mathematical Method. Princeton University Press, 1ª ed.

Python Software Foundation, The (2008). Python 3.x [Linguagem de Programação]. https://www.python.org, acesso em agosto/23.

Szwarcfiter, J. e Markezon, L. (2020), Estruturas de dados e seus algoritmos. Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, LTC, 3ª ed.

Tanenbaum, A.; Bos H. (2015), Sistemas Operacionais Modernos. Pearson, 4ª ed.

PDI (2018). Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022. [link], acesso em agosto/23.

PPC (2020). Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação - Plano Pedagógico dos Cursos. [link], acesso em agosto/23.

RI (2022). Relatório Institucional (2017-2022). [link], acesso em agosto/23.

Vinicius Oliveira, M.; Bovoloni, J.; Santana Leite, E. e Menezes, G. (2016), Page rank: o funcionamento da ferramenta de busca do Google. Em: Ciências exatas e tecnológicas, v. 3. n. 3.p. 73-84.

Wing, J. (2006). Computational Thinking. Em: Communications of the ACM, v.49, p.33-35.
Publicado
07/11/2023
MELLO, Luis Henrique Ferreira Cardoso de; PEIXOTO, Cecilia Sosa Arias; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Sobre a elaboração da disciplina Pensamento Computacional e seu oferecimento em ciclo básico universitário no triênio 2020-2021-2022. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 103-113. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236154.