Explorando as estações: Produto Educacional inclusivo para auxiliar o desenvolvimento de crianças com TEA em idade pré-escolar

  • Marcelo S. Siedler UFPEL
  • Rafael C. Cardoso IFSUL
  • Tatiana A. Tavares UFPEL
  • Tiago T. Primo UFPEL

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento do Produto Educacional(PE) Explorando as estações, desenvolvido para apoiar o aprendizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) usando a tecnologia como ferramenta de apoio. Explorando as estações é um PE composto por jogo digital e material concreto, que aplica boas práticas de criação de conteúdo adaptado para provar um material que auxilie crianças com TEA no processo de aprendizagem, tendo como objetivo trabalhar competências relacionadas a coordenação motora, pareamento, identificação de formas e sons. Este artigo descreve o PE criado, destacando os resultados obtidos e o estágio atual do trabalho.

Referências

Carvalho, L. T. and da Cunha, M. X. C. (2019). Abc autismo animais: Um aplicativo para auxiliar a aprendizagem de crianças com autismo. XVIII SBGames, pages 875–882.

Gomes, M. (2018). Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, 18(14):28–38.

Nery, F., Áquila Santos, Chicaroni, B., Braga, J., Brandão, A., and Gois, J. (2022). Customization guidelines for mobile applications from a universal design perspective. In Anais do XXI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Rogers, S. (2014). Intervenção Precoce em Crianças com Autismo. Líder. [primeira edição].

Siedler, M., Cardoso, R., and Tavares, T. (2021). Fonoconnect - auxiliar o tratamento de crianças com distúrbios articulatórios através de jogo digital. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pages 955–958, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Siedler, M., Zen, E., Cardoso, R., and Tavares, T. (2022). Assistive technology as an aid to individuals with autism spectrum disorder: A systematic literature mapping. WebMedia ’22, page 244–252, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Publicado
07/11/2023
SIEDLER, Marcelo S.; CARDOSO, Rafael C.; TAVARES, Tatiana A.; PRIMO, Tiago T.. Explorando as estações: Produto Educacional inclusivo para auxiliar o desenvolvimento de crianças com TEA em idade pré-escolar. In: WORKSHOP EM ESTRATÉGIAS TRANSFORMADORAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (WETIE), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 131-134. DOI: https://doi.org/10.5753/wetie.2023.236134.