A Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura

  • Sandro M. Rezende UFF
  • Juanice D. B. Gonçalves UFF
  • Sergio C. C. S. Pinto UFF
  • Cristina M. C. Delou UFF

Resumo


Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em diversos espaços sociais, entre eles o escolar. Neste trabalho, discutimos as potencialidades de recursos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem e, mais especificamente, realizamos uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como situações de aprendizagem envolvendo realidade aumentada na Educação Básica vêm sendo abordadas em produções científicas nos últimos dez anos. Os resultados apontam uma série de possibilidades envolvendo uso de tecnologias como smartphones, tablets e aplicativos específicos, especialmente no desenvolvimento de jogos baseados em localização e aprendizagem baseada em investigação.
Palavras-chave: Realidade aumentada, Situações de aprendizagem, Educação Básica

Referências

Abdusselam, S. et al. (2018) ”Examining microscopic organisms under augmented reality microscope: a 5E learning model lesson”, Science Activities, 55:1-2, p. 68-74.

Annetta, L. et al. (2012) “Augmented technology games: using technology on a budget”, Science Scope, p. 26-32.

Azuma, R. et al. (2001) “Recent advances in augmented reality”, IEEE Computer Graphics and Applications, vol. 21, p. 34-47.

Bartholomew, S. (2017) “Using Pokemon Go to teach integrative STEM”, Technology and Engineering Teacher, 76(5), p. 24-27.

Bressler, D. e Bodzin, A. (2016) “Investigating flow experience and scientific practices during a mobile serious educational game”, Journal of Science Education Technology, 25(5), p. 795-805.

Bressler, D. et al. (2019) ”Using epistemic network analysis to examine discourse and scientific practice during a collaborative game”, Journal of Science Education Technology, 28(5), 553-566.

Cai, S. et al. (2019) ”Probability learning in mathematics using augmented reality: impact on student’s learning gains and attitudes”, Interactive Learning Environments, p. 1-14.

Chiang, T., Yang, S. e Hwang, G. (2014) “Students' online interactive patterns in augmented reality-based inquiry activities”, Computers & Education, 78, p.97-108.

Forte, C. e Kirner, C. (2009) “Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Ferramenta para Aprendizagem de Física e Matemática”, Atas do 6º Workshop de realidade virtual e aumentada, Santos.

Herrera, L., Pérez, J. e Ordóñez, S. (2019) “Developing spatial mathematical skills through 3D tools: augmented reality, virtual environments and 3D printing”, International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM).

Jesionkowska, J., Wild, F e Deval, Y. (2020) “Active learning augmented reality for STEAM education - a case study”, Education Sciences, v. 10, n. 198.

Lee, K. (2012) “Augmented reality in education and training”, TechTrends, v. 56, n.2, mar/abr.

Litts, B., Lewis, W. e Mortensen, C. (2019) “Engaging youth in computational thinking practices through designing place-based mobile games about local issues”, Interactive Learning Environments, 28(3), 302– 315.

Macedo, S. e Fernandes, F. (2015) “Realidade aumentada e possibilidade de uso na educação”, In: PEIXOTO et al. (org.). Tecnologias digitais na educação: pesquisas e práticas pedagógicas. Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, p. 95-105.

Silva, A. (2013) “Uso de recurso educacional com mídias interativas e integradas on-line em ensino e aprendizagem”, 120f, Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá.

Tori, R., Kirner, C e Siscoutto, R. (2006) “Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada”, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 422p.

Wang, M. et al. (2017) “Augmented reality in education and training: pedagogical approaches and illustrative case studies”, J Ambient Intell Human Comput, 9, p. 1391-1402.
Publicado
19/07/2021
REZENDE, Sandro M.; GONÇALVES, Juanice D. B.; PINTO, Sergio C. C. S.; DELOU, Cristina M. C.. A Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 2. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 102-111. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2021.15968.