A Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura

  • Sandro M. Rezende UFF
  • Juanice D. B. Gonçalves UFF
  • Sergio C. C. S. Pinto UFF
  • Cristina M. C. Delou UFF

Resumo


Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em diversos espaços sociais, entre eles o escolar. Neste trabalho, discutimos as potencialidades de recursos tecnológicos nos processos de ensino e aprendizagem e, mais especificamente, realizamos uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como situações de aprendizagem envolvendo realidade aumentada na Educação Básica vêm sendo abordadas em produções científicas nos últimos dez anos. Os resultados apontam uma série de possibilidades envolvendo uso de tecnologias como smartphones, tablets e aplicativos específicos, especialmente no desenvolvimento de jogos baseados em localização e aprendizagem baseada em investigação.
Palavras-chave: Realidade aumentada, Situações de aprendizagem, Educação Básica

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Publicado
19/07/2021
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REZENDE, Sandro M.; GONÇALVES, Juanice D. B.; PINTO, Sergio C. C. S.; DELOU, Cristina M. C.. A Realidade Aumentada em Situações de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. In: WORKSHOP SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA COMPUTAÇÃO NA SOCIEDADE (WICS), 2. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 102-111. ISSN 2763-8707. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2021.15968.