Design e avaliação de um aplicativo móvel complementar para um jogo de cartas educacional

  • Bosco Borges UFC
  • Rubens A. S. Silva UFC
  • Joseane O. V. Paiva UFC
  • Bruno S. Aragão UFC
  • Ismayle S. Santos UFC
  • Rossana M. C. Andrade UFC

Resumo


Jogos educacionais podem proporcionar aos jogadores experiências ricas em aprendizado e socialização por meio de diferentes paradigmas de interação, como jogos de tabuleiro, jogos de cartas e, mais recentemente, jogos híbridos (físico-digitais). Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de hibridização de um jogo de cartas focado no ensino e prática de conceitos de teste de software, através da inserção de um aplicativo móvel para gerenciamento de partidas. O trabalho também avalia, sob a perspectiva dos jogadores, o impacto da inserção de uma aplicação digital no gameplay deste jogo. O processo de tomada de decisões para o desenvolvimento da interface do usuário focou em evitar que a inserção de um componente digital comprometesse o processo de aprendizado ou a experiência social do jogo. O aplicativo possui as funcionalidades de contador de pontos, rolagem de dados, cronômetro e um resumo das regras. Para a avaliação, foi feita a aplicação do jogo com alunos do curso de Engenharia da Computação e, após o término da partida, foram aplicados questionários para investigar a visão dos jogadores a respeito do aplicativo e da sua adição ao jogo. Após a aplicação, os resultados da análise das respostas dos questionários revelaram que a utilização do aplicativo proporcionou benefícios à experiência dos jogadores, embora a avaliação também tenha destacado algumas oportunidades de melhorias que serão contempladas posteriormente.

Palavras-chave: Jogos híbridos, Jogos educacionais, Jogos de tabuleiro, Ensino de teste de software, Avaliação de UX

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Publicado
30/09/2019
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BORGES, Bosco; SILVA, Rubens A. S.; PAIVA, Joseane O. V.; ARAGÃO, Bruno S.; SANTOS, Ismayle S.; ANDRADE, Rossana M. C.. Design e avaliação de um aplicativo móvel complementar para um jogo de cartas educacional. In: WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO E PESQUISA DE USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (WIPLAY), 1. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/wiplay.2019.7836.