Projeto Kaya: Design Centrado no Jogador para uma Plataforma Gamificada de Apoio à Colaboração no Ensino

  • Vinicius Santos IFSP
  • Leticia Souza IFSP
  • Yves Maia IFSP
  • Ticianne Darin UFC
  • Thiago Barcelos IFSP

Resumo


A colaboração é tida como um aspecto facilitador da aprendizagem em várias teorias pedagógicas. Por outro lado, estratégias baseadas em Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ) e na gamificação de ambientes de aprendizagem têm sido propostas. No entanto, poucas soluções têm sido propostas na comunidade brasileira que incorporem recursos tecnológicos dos dispositivos móveis, tais como a geolocalização, em ambientes gamificados de suporte ao ensino. Os múltiplos desafios vinculados à compreensão das necessidades do público-alvo de sistemas interativos voltados à educação motivaram o desenvolvimento desta pesquisa. O artigo apresenta o estudo de caso de um processo de Design Centrado no Jogador para a Kaya, uma plataforma gamificada que visa suportar explicitamente a colaboração entre participantes. Pesquisas com alunos e professores indicam, por um lado, a predisposição de alunos em colaborarem entre si, e a dissociação, na concepção dos professores, entre um jogo e uma atividade colaborativa, bem como a dificuldade de avaliar individualmente os participantes de uma atividade colaborativa. O design da plataforma Kaya, que levou esses fatores em consideração, é detalhado, e as considerações e lições aprendidas sobre o processo são apresentadas.

Palavras-chave: Gamificação, Ensino, Design Centrado no Jogador

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Publicado
30/09/2019
SANTOS, Vinicius; SOUZA, Leticia; MAIA, Yves; DARIN, Ticianne; BARCELOS, Thiago. Projeto Kaya: Design Centrado no Jogador para uma Plataforma Gamificada de Apoio à Colaboração no Ensino. In: WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO E PESQUISA DE USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (WIPLAY), 1. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 31-38. DOI: https://doi.org/10.5753/wiplay.2019.7837.