Game Design participativo com crianças surdas e com deficiência auditiva: uma experiência no ensino fundamental

  • Diego Zabot UFBA
  • Saulo Andrade UFBA
  • Ecivaldo Matos UFBA

Resumo


A criação de jogos educacionais é uma tarefa complexa e interdisciplinar. Para que os elementos do jogo sejam adequados aos usuários finais é importante projetá-lo envolvendo as partes interessadas e técnicas de Design Participativo (DP) permitam a efetiva inserção dos usuários no processo de design. No caso de design com crianças surdas ou com deficiência auditiva (S/DA), um dos desafios é a identificação de soluções de DP que permitam a participação desses sujeitos. Apresentamos neste artigo um relato de experiência de design de jogos educacionais com a participação de crianças S/DA. Foi realizado um estudo de caso em uma escola estadual para surdos, com uma turma de 1º ano do ensino fundamental, uma professora e duas intérpretes de Libras, cujo elemento propulsor foi a criação de jogos educacionais para ensino de letras e números, como parte de uma demanda pedagógica existente. Foram produzidos dois jogos digitais feitos por e para crianças S/DA. Elas se reconheceram como produtoras dos jogos e, além disso, os jogos criados tendem a refletir elementos subjetivos e culturais próprios dos seus criadores.

Palavras-chave: Interação Humano-Computador, Game Design, Design com crianças, Surdo, Deficiente auditivo

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Publicado
30/09/2019
ZABOT, Diego; ANDRADE, Saulo; MATOS, Ecivaldo. Game Design participativo com crianças surdas e com deficiência auditiva: uma experiência no ensino fundamental. In: WORKSHOP SOBRE INTERAÇÃO E PESQUISA DE USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (WIPLAY), 1. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 49-58. DOI: https://doi.org/10.5753/wiplay.2019.7839.