Transparência para Humanos e Máquinas: Um framework para Publicar Dados Abertos Interconectados Semanticamente Descritos

  • Julio Cesar dos Reis
  • Mario Ferreira de Brito

Resumo


A Web Semântica permite que a semântica dos dados seja descrita explicitamente para humanos e máquinas. Transparência de dados requer a publicação estruturada dos dados para outros sistemas. Dados abertos interconectados que são disponibilizados na Web sem restrições de “copyright” são a chave para atingirmos mecanismos de transparência. Mas muitas vezes os dados a serem publicados pela organização se encontram em diversos sistemas isolados. Neste artigo, propomos um framework para possibilitar a publicação de dados interconectados abertos, partindo de diversas fontes de dados visando a transparência. O contexto de estudo é em uma universidade pública onde dados de natureza distinta necessitam ser disponibilizados aos usuários de diferentes perfis.

Publicado
26/07/2018
Como Citar

Selecione um Formato
DOS REIS, Julio Cesar; DE BRITO, Mario Ferreira. Transparência para Humanos e Máquinas: Um framework para Publicar Dados Abertos Interconectados Semanticamente Descritos. In: WORKSHOP DE TRANSPARÊNCIA EM SISTEMAS (WTRANS), 6. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6140. DOI: https://doi.org/10.5753/wtrans.2018.3094.