Shaderlib: Uma Biblioteca Para Desenvolvimento e Aprendizado de Shaders com GLSL

Autores

  • Vitor Andrade Escola Politécnica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ricardo Marroquim COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Nas últimas décadas, além de vivenciarmos uma enorme evolução da velocidade computacional, ocorreu o surgimento das GPUs programáveis, dando origem a linguagens como GLSL e CUDA. Isto proporcionou uma grande flexibilidade na utilização  do hardware e atraiu muitos interessados. Mais recentemente, o lançamento do OpenGL 4 proveu ainda mais flexibilidade para os usuários, porém tornou a curva de aprendizado mais íngreme, já que mesmo aplicações básicas demandam o conhecimento de muitos conceitos de Álgebra Linear e proficiência em programação em Shaders e OpenGL. Este artigo apresenta uma biblioteca de shaders que visa auxiliar os estudantes, pesquisadores e programadores na utilização do OpenGL 4.

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Publicado

2014-03-18

Como Citar

Andrade, V., & Marroquim, R. (2014). Shaderlib: Uma Biblioteca Para Desenvolvimento e Aprendizado de Shaders com GLSL. Revista Eletrônica De Iniciação Científica Em Computação, 13(4). Recuperado de https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/1046

Edição

Seção

Edição Especial: WUW/SIBIGRAPI