Fontes de dados gerados por usuários: quais plataformas considerar?

Resumo


É inegável a pervasividade das mídias sociais em nosso cotidiano, tanto que o fácil acesso e a sensação de anonimato influenciou usuários a compartilharem ativamente suas opiniões. Como consequência, o crescimento exponencial do volume de dados gerou novos desafios em relação a seleção de estudos de caso e formas de coleta dos dados. Neste contexto, uma classificação das mídias sociais para facilitar o reconhecimento de suas estruturas e fluxos de dados pode otimizar processos de seleção e coleta de dados. No presente estudo é conduzido um levantamento das mídias sociais online mais relevantes e que disponibilizam conteúdo gerado pelos usuários. Também, apresentam-se os mecanismos de acesso de dados destas mídias, suas características e funcionalidades identificadas. Como impacto direto do estudo destaca-se a perspectiva mais ampla na busca de fontes de dados, de modo a reduzir o viés de pesquisa e permitir uma maior diversidade nos estudos de fenômenos socioeconômicos.

Palavras-chave: Mídias Sociais, Dados gerados por usuarios, Levantamento exploratório

Referências

Alexopoulos, C., Loukis, E., and Charalabidis, Y. (2014). A Platform for Closing the Open Data Feedback Loop Based on Web 2.0 Functionality. JeDEM - eJournal of eDemocracy and Open Government, 6(1):62–68.

Almeida, G. R. d., Cirqueira, D. R., and Lobato, F. M. (2017). Improving Social CRM through eletronic word-of-mouth: a case study of Reclame Aqui. XIV Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica.

Anderson, M. and Jiang, J. (2018). Teens, social media & technology 2018.Pew Research Center, 31:2018.

Ashley, C. and Tuten, T. (2015). Creative Strategies in Social Media Marketing: An Exploratory Study of Branded Social Content and Consumer Engagement. Psychology & Marketing, 32 (May 2014): 15–27.

Barabã, A. L., Barabâsi, A.-L., Jeong, H., Néda, Z., Ravasz, E., Schubert, A., and Vicsek, T. (2002). Evolution of the social network of scientific collaborations. Physica A: Statistical mechanics and its applications, 311(3): 590–614.

Barata, G. M., Viana, J. A., Reinhold, O., Lobato, F., and Alt, R. (2018). Social CRM in digital marketing agencies: an extensive classification of services. 2018 IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence (WI), pages 750–753.IEEE, IEEE.

Barreto, A. M. (2014). The word-of-mouth phenomenon in the social media era. International Journal of Market Research, 56(5):631–654.

Basso, M. V. d. A., Bona, A. S., Pescador, C. M., Koehler, C., and Fagundes, L. d. C. (2013). Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // social networks: collaborative digital learning space. Conjectura: filosofia e educação, 18(1): 135–149.

Benevenuto, F., Almeida, J. M., and Silva, A. S. (2011). Explorando Redes Sociais On-line: Da Coleta e Análise de Grandes Bases de Dados às Aplicações. Mini-cursos do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), pages 63–101.

Chen, M., Mao, S., and Liu, Y. (2014). Big data: A survey. Mobile Networks and Applications, 19(2):171–209.

Cheng, C. C. and Shiu, E. C. (2019). How to enhance SMEs customer involvement using social media: The role of Social CRM. International Small Business Journal, 37(1): 22–42.

Ellison, N. B. and Boyd, D. M. (2013). Sociality Through Social Network Sites, volume 1. Oxford University Press.

Gavilanes, J. M., Flatten, T. C., and Brettel, M. (2018). Content Strategies for Digital Consumer Engagement in Social Networks: Why Advertising Is an Antecedent of Engagement. Journal of Advertising, 47(1):4–23.

Greenwood, S., Perrin, A., and Duggan, M. (2016). Social media update 2016. Pew Research Center, 11(2).

He, W., Zha, S., and Li, L. (2013). Social media competitive analysis and text mining: A case study in the pizza industry. International Journal of Information Management, 33(3): 464–472.

Lee, I. (2018). Social media analytics for enterprises: Typology, methods, and processes. Business Horizons, 61(2): 199 – 210.

Lobato, F., Pinheiro, M., Jacob, A., Reinhold, O., and Santana, Á. (2017). Social CRM: Biggest challenges to make it work in the real world. Abramowicz, W., Alt, R., and Franczyk, B., editors, Business Information Systems Workshops: BIS 2016 International Workshops, Leipzig, Germany, July 6-8, 2016, Revised Papers, pages 221–232. Springer International Publishing, Cham.

Luz, A. L. L. and Woitowicz, K. J. (2017). Jornalismo nas Redes Sociais: Instagram e Facebook como Plataformas para Produção de Conteúdo Multimídia pelo Sítio Cultura Plural. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, pages 1–14.

Maia, M. d. F. S. and Caregnato, S. E. (2008). Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica. Perspectiva em Ciência da Informação, 13(2):18–31.

Marcolin, C., Becker, J. L., Wild, F., Schiavi, G., and Behr, A. (2019). Business analytics in tourism: Uncovering knowledge from crowds. BAR - Brazilian Administration Review, 16(2).

Park, H. W. and Leydesdorff, L. (2013). Decomposing social and semantic networks in emerging ”big data” research. Journal of Informetrics, 7(3): 756–765.

Pelle, R. P. d. and Moreira, V. P. (2017). Offensive comments in the brazilian web: a dataset and baseline results. 6º Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2017), volume 6, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Pereira, C. K., Campos, F., Stroele, V., David, J. M. N., and Braga, R. (2014). Extração de Características de Perfil e de Contexto em Redes Sociais para Recomendação de Recursos Educacionais. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014), volume 1, page 506.

Perrin, A. (2015). Social media usage: 2005-2015. Pew Internet and American Life Project.

Perrin, A. and Anderson, M. (2019 (Acessado dia 23 de junho de 2020)). Share of U.S. adults using social media, including Facebook, is mostly unchanged since 2018. https://www.pewresearch.org/fact-tank/2019/04/10/share-of-u-s-adults-using-social-media-including-facebook-is-mostly-unchanged-since-2018/.

Recuero, R. (2007). Considerações sobre a difusão de informações em redes sociais na internet. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUL, 8., 2007, Passo Fundo, pages 1–16.

Recuero, R. and Zago, G. (2009). Em busca das “redes que importam”: redes sociais e capital social no Twitter. Líbero, 12(24): 81–94.

Rodrigues, L. D., da Silva Júnior, J. L., and Lobato, F. M. (2019). A culpa é dela! é isso o que dizem nos comentários das notícias sobre a tentativa de feminicídio de Elaine Caparroz. Anais do VIII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, pages 47–58. SBC.

Sivarajah, U., Kamal, M. M., Irani, Z., and Weerakkody, V. (2017). Critical analysis of big data challenges and analytical methods. Journal of Business Research, 70:263 –286.

Smith, A. N., Fischer, E., and Yongjian, C. (2012). How Does Brand-related User-generated Content Differ across YouTube, Facebook, and Twitter? Journal of Interactive Marketing, 26(2): 102–113.

Sousa, G. N., Almeida, G. R., and Lobato, F. (2019). Social network advertising classification based on content categories. Abramowicz, W. and Corchuelo, R., editors, Business Information Systems Workshops, pages 396–404, Cham. Springer International Publishing.

Sousa, G. N. D., Silva Guimarães, I., Augusto, J., Viana, N., Reinhold, O., Fernando, A., Jacob, L., and Manoel França Lobato, F. (2020). Análise do setor de telecomunicação brasileiro: Uma visão sobre Reclamações. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, pages 31–48.

Stieglitz, S. and Dang-Xuan, L. (2013). Social media and political communication: a social media analytics framework. Social Network Analysis and Mining, 3(4): 1277–1291.

Stieglitz, S., Mirbabaie, M., Ross, B., and Neuberger, C. (2018). Social media analytics – challenges in topic discovery, data collection, and data preparation. International Journal of Information Management, 39:156 – 168.

Tabassum, S., Pereira, F. S., Fernandes, S., and Gama, J. (2018). Social network analysis: An overview. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 8(5): 1–21.

Vaganov, D., Sheina, E., and Bochenina, K. (2018). A comparative study of social data similarity measures related to financial behavior. Procedia Computer Science, 136:274 – 283. 7th International Young Scientists Conference on Computational Science, YSC2018, 02-06 July2018, Heraklion, Greece.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Gustavo R. T.; GUIMARÃES, Isabelle; JACOB JR., Antonio F. L.; LOBATO, Fábio M. F.. Fontes de dados gerados por usuários: quais plataformas considerar?. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 9. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 25-36. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2020.11160.