Fontes de dados gerados por usuários: quais plataformas considerar?

Resumo


É inegável a pervasividade das mídias sociais em nosso cotidiano, tanto que o fácil acesso e a sensação de anonimato influenciou usuários a compartilharem ativamente suas opiniões. Como consequência, o crescimento exponencial do volume de dados gerou novos desafios em relação a seleção de estudos de caso e formas de coleta dos dados. Neste contexto, uma classificação das mídias sociais para facilitar o reconhecimento de suas estruturas e fluxos de dados pode otimizar processos de seleção e coleta de dados. No presente estudo é conduzido um levantamento das mídias sociais online mais relevantes e que disponibilizam conteúdo gerado pelos usuários. Também, apresentam-se os mecanismos de acesso de dados destas mídias, suas características e funcionalidades identificadas. Como impacto direto do estudo destaca-se a perspectiva mais ampla na busca de fontes de dados, de modo a reduzir o viés de pesquisa e permitir uma maior diversidade nos estudos de fenômenos socioeconômicos.

Palavras-chave: Mídias Sociais, Dados gerados por usuarios, Levantamento exploratório

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Publicado
30/06/2020
ALMEIDA, Gustavo R. T.; GUIMARÃES, Isabelle; JACOB JR., Antonio F. L.; LOBATO, Fábio M. F.. Fontes de dados gerados por usuários: quais plataformas considerar?. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 9. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 25-36. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2020.11160.