Análise de Sentimentos em ​Tweets​ em Português Brasileiro

  • Daniel P. Kansaon​
  • Michele A. Brandão​
  • Saulo A. de Paula Pinto​

Resumo


Existem diversos trabalhos sobre análise de sentimentos para a língua inglesa. No caso do português brasileiro, a quantidade de trabalhos é menor por não existirem tantas bases de dados disponíveis e métodos para realizar a análise. Este trabalho apresenta uma metodologia para comparar técnicas que classificam sentimentos expressos diretamente ou indiretamente em tweets no idioma português brasileiro. Ademais, são consideradas e identificadas sete classes de sentimentos nos tweets. Os resultados são promissores ao classificar sentimentos distintos, pois o melhor classificador alcança 85% de acerto. Por outro lado, relações entre sentimentos próximos apresentam resultados inferiores a 70% de acerto.

Publicado
26/07/2018
KANSAON​, Daniel P.; BRANDÃO​, Michele A.; PINTO​, Saulo A. de Paula. Análise de Sentimentos em ​Tweets​ em Português Brasileiro. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2018.3578.