Uma análise do fator cultural em tecnologias persuasivas: um estudo de caso da rede social Facebook

  • Mateus L. do Nascimento
  • Pedro H. B. Ruas
  • Otaviano Neves
  • Luis H. Zárate
  • Cristiane N. Nobre

Resumo


O Facebook é uma rede social usada por mais de um bilhão de usuários, e está presente em vários páıses tentando influenciar as pessoas a adotarem determinados comportamentos alvos. Este trabalho foi realizado visando entender a influência cultural na interação dos usuários no contexto das tecnologias persuasivas. Para isso foi realizado um estudo de caso sobre a utilização da rede social Facebook, comparando o Brasil com outros páıses, sendo os dados da utilização obtidos via questionários e analisados por métodos estatísticos. Concluiu-se que os usuários das culturas analisadas possuem comportamento semelhante na rede.

Publicado
26/07/2018
DO NASCIMENTO, Mateus L.; RUAS, Pedro H. B.; NEVES, Otaviano; ZÁRATE, Luis H.; NOBRE, Cristiane N.. Uma análise do fator cultural em tecnologias persuasivas: um estudo de caso da rede social Facebook. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 7. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2018.3589.