Tweet Sentiment Analysis Regarding the Brazilian Stock Market

  • Murilo C. Medeiros UNB
  • Vinicius R. P. Borges UNB

Resumo


Este artigo descreve uma metodologia para análise de sentimentos e para descoberta de conhecimento em tweets sobre o mercado acionário brasileiro. A metodologia proposta começa com o pré-processamento e a caracterização de tweets para obter um modelo de espaço vetorial associado. Depois disso, uma redução de dimensionalidade é empregada usando a Análise de Componentes Principais e o Emprego de Vizinhos T-Estocásticos. A análise do sentimento dos tweets do mercado de ações é realizada considerando as tarefas de classificação de sentimento, modelagem de tópico e agrupamento, juntamente com um processo de análise visual. Os resultados dos experimentos mostraram desempenhos satisfatórios em cenários de classificação de sentimento simples e multi-rótulo. O processo de análise visual também revelou relações interessantes entre tópicos e clusters.

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Publicado
09/07/2019
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MEDEIROS, Murilo C.; BORGES, Vinicius R. P.. Tweet Sentiment Analysis Regarding the Brazilian Stock Market. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 8. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 71-82. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2019.6550.