Uma Visão do Mercado Brasileiro de Ações a partir de Dados do Twitter

  • Hugo Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alberto Laender Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriano César Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Neste artigo apresentamos uma visão do mercado de ações brasileiro a partir da caracterização e análise de dados coletados do Twitter no período de julho de 2013 a julho de 2014. Este trabalho tem como principal diferencial ser o primeiro a apontar as ações da BOVESPA que podem ter seu volume financeiro e número de ordens de compra e venda monitorados pelo Twitter. Além disso, nas nossas análises observamos que os eventos e notícias sobre o mercado de ações são capazes de gerar picos de postagens pelos usuários do Twitter e que a frequência de postagens acompanha o início das negociações e mantém-se por cerca de três horas após o fechamento do mercado de ações. Além disso, verificamos que 10% dos usuários são responsáveis por mais de 90% das postagens no Twitter. Finalmente, observamos que o montante financeiro e o volume de ordens de compra e venda são positivamente correlaciona dos para 66% das ações mencionadas no Twitter, ao passo que as dimensões de oscilação e oscilação máxima não estão correlacionadas.

Palavras-chave: Mercado Brasileiro de Ações, Twitter, BOVESPA

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Publicado
01/08/2015
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SANTOS, Hugo; LAENDER, Alberto; PEREIRA, Adriano César. Uma Visão do Mercado Brasileiro de Ações a partir de Dados do Twitter. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p.  . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2015.6770.

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