Investigando a Influência de Tweets em Programas de Votação Popular no Brasil

  • Igleson Figueredo Universidade Federal de Campina Grande
  • Leandro Marinho Universidade Federal de Campina Grande
  • Leonardo Alves Universidade Federal de Campina Grande

Resumo


O Twitter tem sido utilizado por pesquisadores como uma importante fonte de dados para investigação e predição de diversos aspectos do comportamento humano em redes sociais. Investigamos neste trabalho a sinergia entre o desempenho de participantes de programas de votação popular no Brasil e a sua popularidade no Twitter. Como estudo de caso, nós coletamos dados do Twitter acerca das edições mais recentes de dois programas de votação popular de grande audiência no Brasil, são eles o Superstar e o Big Brother Brasil, e descobrimos que a popularidade dos participantes destes programas no Twitter é um importante indicador dos seus respectivos desempenhos. Outra descoberta interessante foi o fato dos participantes de melhor desempenho terem mais tweets positivos que os demais competidores durante o programa.

Palavras-chave: Análise de Popularidade, Twitter, Sistemas de Votação

Referências

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Publicado
01/08/2015
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FIGUEREDO, Igleson; MARINHO, Leandro; ALVES, Leonardo. Investigando a Influência de Tweets em Programas de Votação Popular no Brasil. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p.  . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2015.6796.