Monitoramento de Posts Sobre Empresas de E-Commerce em Redes Sociais Utilizando Análise de Sentimentos

  • Thales R. Evangelista Universidade Federal do Tocantins
  • Thereza P. Pereira Padilha Universidade Federal do Tocantins

Resumo


Este artigo mostra o desenvolvimento de uma ferramenta para classificar publicações web postadas em redes sociais, tais como Facebook e Twitter, como positivas, negativas e neutras. Para a tarefa de classificação, essa ferramenta utiliza o recurso léxico SentiWordNet e o algoritmo Naive Bayes. Nos experimentos realizados, as publicações coletadas para a classificação são de três empresas de comércio eletrônico brasileiras. Os resultados obtidos foram bastante relevantes para as publicações oriundas do Twitter utilizando o algoritmo Naive Bayes, variando entre 71% a 95% de classificações corretas.

Palavras-chave: E-Commerce, Redes Sociais, Análise de Sentimentos

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Publicado
01/08/2014
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EVANGELISTA, Thales R.; PADILHA, Thereza P. Pereira. Monitoramento de Posts Sobre Empresas de E-Commerce em Redes Sociais Utilizando Análise de Sentimentos. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p.   152-163. ISSN 2595-6094.