Análise de Redes Sociais para avaliação e monitoramento de programas de treinamento em larga escala baseados no uso de ambientes de aprendizagem e redes sociais online
Resumo
Este artigo discute aspectos da interatividade em um programa de formação em larga escala e apresenta indicadores, com base na Análise de Redes Sociais, que contribuem para a avaliação de programas de treinamento baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação. O estudo de caso consiste em um curso semipresencial para formação de agentes de inclusão digital em larga escala, com ênfase na utilização de redes sociais online. No curso, as redes sociais são planejadas para: (a) funcionar como espaço de articulação de projetos comunitários envolvendo agentes de inclusão digital e comunidades; e (b) compartilhar soluções para problemas técnicos do dia-a-dia, indicando apropriação e envolvimento da comunidade nesses espaços.
Palavras-chave:
Análise de Redes Sociais, Larga Escala, Programas de Treinamento
Publicado
01/08/2013
Como Citar
SILVA, Aleksandra do Socorro da; BRITO, Silvana Rossy de; VIJAYKUMA, Nandamudi Lankalapalli; MARTINS, Dalton Lopes; ROCHA, Cláudio Alex Jorge da; COSTA, João Crisóstomo Weyl Albuquerque; FRANCÊS, Carlos Renato Lisboa.
Análise de Redes Sociais para avaliação e monitoramento de programas de treinamento em larga escala baseados no uso de ambientes de aprendizagem e redes sociais online. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 2. , 2013, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 31-42.
ISSN 2595-6094.