Análise de Redes Sociais para avaliação e monitoramento de programas de treinamento em larga escala baseados no uso de ambientes de aprendizagem e redes sociais online

  • Aleksandra do Socorro da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Silvana Rossy de Brito Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Nandamudi Lankalapalli Vijaykuma Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Dalton Lopes Martins Faculdade de Tecnologia de São Paulo
  • Cláudio Alex Jorge da Rocha Instituto Federal do Pará
  • João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa Universidade Federal do Pará
  • Carlos Renato Lisboa Francês Universidade Federal do Pará

Resumo


Este artigo discute aspectos da interatividade em um programa de formação em larga escala e apresenta indicadores, com base na Análise de Redes Sociais, que contribuem para a avaliação de programas de treinamento baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação. O estudo de caso consiste em um curso semipresencial para formação de agentes de inclusão digital em larga escala, com ênfase na utilização de redes sociais online. No curso, as redes sociais são planejadas para: (a) funcionar como espaço de articulação de projetos comunitários envolvendo agentes de inclusão digital e comunidades; e (b) compartilhar soluções para problemas técnicos do dia-a-dia, indicando apropriação e envolvimento da comunidade nesses espaços.
Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, Larga Escala, Programas de Treinamento
Publicado
01/08/2013
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Aleksandra do Socorro da; BRITO, Silvana Rossy de; VIJAYKUMA, Nandamudi Lankalapalli; MARTINS, Dalton Lopes; ROCHA, Cláudio Alex Jorge da; COSTA, João Crisóstomo Weyl Albuquerque; FRANCÊS, Carlos Renato Lisboa. Análise de Redes Sociais para avaliação e monitoramento de programas de treinamento em larga escala baseados no uso de ambientes de aprendizagem e redes sociais online. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 2. , 2013, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p.   31-42. ISSN 2595-6094.