Um estudo sobre o impacto da atenção visual nas redes sociais
Resumo
Ao observar uma cena, o olho humano normalmente filtra uma grande quantidade de informações visuais e concentra sua atenção em regiões selecionadas (salientes). Este processo de seleção é ativamente controlado por mecanismos óculo-motores que permitem que o foco de atenção seja mantido em um determinado local (fixação), ou seja, mudado para um outro local saliente (sacadas). Desta forma, a atenção visual é uma característica do sistema ocular humano que tem como objetivo reduzir a complexidade dos dados a serem processados e maximizar a quantidade de informações úteis a serem assimiladas em uma determinada cena. Por sua vez, as redes sociais proveem ambientes ricos em termos de informações visuais, ou seja fotos, vídeos, gráficos, etc. Apesar disso, existe uma lacuna de trabalhos que exploram o comportamento de usuários em redes sociais online com base em aspectos de atenção visual. Nesse trabalho, utilizamos modelos de atenção visual computacionais para analisar imagens capturadas de um conjunto de perfis de usuários em redes sociais consideradas populares no Brasil. Obtemos como resultado do nosso modelo, mapas de saliência e a ordem prevista em que os usuários fixam os olhares nas imagens capturadas. Comparamos nossos resultados com estudos que analisam como usuários interagem com redes sociais online utilizando dados de clickstream. Os resultados mostram que existem uma forte correlação entre a ordem de fixação ocular prevista e a prioridade de navegação obtida pela análise de dados via clickstream.
Palavras-chave:
Atenção Visual, Redes Sociais, Informações Visuais
Publicado
01/08/2013
Como Citar
FERREIRA, Daniele V.; AKAMINE, Welington Y. L.; RODRIGUES, Genaína; FARIAS, Mylène C. Q..
Um estudo sobre o impacto da atenção visual nas redes sociais. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 2. , 2013, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 253-263.
ISSN 2595-6094.