Análise Experimental de Modelos Preditivos para a Previsão da Demanda por Vagas na Rede Pública de Ensino

  • Lucas Bruno F. Praxedes Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) http://orcid.org/0009-0005-6835-3763
  • Lenardo Chaves e Silva Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0002-4509-8270
  • Breno Jacinto Duarte da Costa Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Nicholas Joseph Tavares da Cruz Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Rafael de Amorim Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Bruno Almeida Pimentel Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo


Este estudo foca na validação de modelos de machine learning para a previsão de demanda na educação básica, através de uma análise de erro em várias dimensões diferentes. Comparando algoritmos lineares e de comitês, a avaliação não se limitou a simples acurácia, concentrando também na magnitude dos erros por meio de um conjunto de métricas (MAE, RMSE, MAPE). Os resultados comprovam que o LightGBM possui não apenas alta precisão, mas também erros consistentemente baixos, o que atesta sua confiabilidade. Conclui-se que esta metodologia de avaliação rigorosa do erro é importante para transformar modelos preditivos em ferramentas práticas para a tomada de decisão na gestão educacional.

Palavras-chave: Previsão de Demanda, Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados Educacionais, Gestão Educacional

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Publicado
29/09/2025
PRAXEDES, Lucas Bruno F.; CHAVES E SILVA, Lenardo; DA COSTA, Breno Jacinto Duarte; DA CRUZ, Nicholas Joseph Tavares; SILVA, Rafael de Amorim; PIMENTEL, Bruno Almeida. Análise Experimental de Modelos Preditivos para a Previsão da Demanda por Vagas na Rede Pública de Ensino. In: BRAZILIAN E-SCIENCE WORKSHOP (BRESCI), 19. , 2025, Fortaleza/CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 129-136. ISSN 2763-8774. DOI: https://doi.org/10.5753/bresci.2025.248243.